domingo, 28 de maio de 2017

Montagem de um canteiro passo-a-passo

A minha traquilidade mental por estes dias é proporcional ao número de horas que consigo passar a cuidar das minhas plantas. 

Criar um canteiro de raíz e plantar partindo de raízes biológicas foi algo que apenas pús em prática há uns meses e realmente num pequeno espaço pode-se criar from the scratch algo realmente produtivo.

Se estão a pensar montar um canteiro que exiga pouco espaço e baixa manutenção podem começar pelas alfaces e pelos rabanetes que são francamente fáceis de produzir mesmo por alguém que como eu tem experiência zero nestas andanças...

Um pequeno espaço é mais que suficiente para o cultivo  de ambos e ao canteiro maior do jardim,que já partilhei convosco, resolvi juntar um que vi à venda no IKEA por 29,99€ e simplesmente não lhe consegui resistir. Este está montado numa varanda. Se a tua varanda é pequena existe o mesmo modelo com metade da área.

1º Passo: Colocar argila expandida no fundo para criar uma zona de drenagem;


2º Passo: Cobrir com uma malha própria para que a terra não tape os espaços entre a argila. Eu usei um pedaço de tecido que tinha e funciona na perfeição.


 3º Passo: Cobrir com subtrato. Eu usei uma mistura do meu composto (falei dele aqui) com um subtrato que há à venda em sacos de 50 litros por cerca de 3€.
 4º Passo: Cobrir com o subtrato até à borda. Com o tempo e principalmente depois das primeiras regas, o solo abate alguns centímetros.
 5º Passo: Semear em filas as sementes das plantas que desejar.
Como este canteiro é muito baixo (tem 15 a 20 cm de altura) optei por plantar uma mistura de alfaces e rabanetes em filas alternadas.

Neste momento já colhi a maior parte dos rabanetes e plantei alguns morangueiros por terem também raízes pequenas. As alfaces como foram plantadas muito juntas tem sido usadas para replantar o canteiro maior que tenho e algumas espacei para terem mais espaço para crescerem. Se não tiverem espaço, podem optar por colher as folhas mais pequenas, dando assim espaço para que outras cresçam. Baby leafs dão ótimas saladas! São tenras e saborosas.

Já os rabanetes em 30 dias dão raízes com cerca de 2,5cm. São crocantes e apimentados. As folhas têm sabor ligeiramente apimentado. De 15 em 15 dias vou plantando e tenho sempre rabanetes prontos a consumir.

Temos comido de várias formas, em saladas, em omoletes, em assados, no pão ou simplesmente para enriquecer as minhas refeições.








Sem comentários:

Vê também...

Related Posts with Thumbnails