sexta-feira, 5 de maio de 2017

Leite vegetal de millet

Por cá continuo a experimentar "leites" vegetais. Desta vez resolvi experimentar o leite de millet. O modo de preparação é idêntico ao do leite de arroz, mas como o millet é mais interessante sob o ponto de vista nutricional, resolvi experimentar.
 

Sinceramente não é dos meus leites vegetais preferidos. Tal como o de arroz e o de aveia fica mais espesso e ao fim de algumas horas fica com um depósito no fundo da garrafa. De qualquer forma, na minha opinião, é muito mais saboroso que o de aveia.

O leite de aveia, arroz e millet são ótimos para serem usados para molhos (ou mesmo para bolos) em substituição do leite de vaca porque tornam o molho mais aveludado e consistente.

Para usar para beber simples ou para misturar com o café, como faço esporadicamente, prefiro o leite de cânhamo ou de sêsamo. Em breve, partilho como fiz o de cânhamo, para mim o meu preferido em termos de sabor e consistência, além de que nutricionalmente será, porventura, o mais completo.

Ingredientes:
- 1 chávena de millet
- 4 chávenas de água
Preparação:
- Demolhar o millet durante a noite;
- Descartar a água da demolha e cozer com o dobro da água durante 5 minutos;
- Juntar a água e o millet cozido e centrifugar por 1 a 2 minutos;
- Filtrar a mistura com um coador de rede fina.

Eu filtrei a mistura com um pano de algodão, mas correu muito mal, porque a mistura é grossa, por isso aconselho a usar um coador de rede metálica.

Não sei se referi isto na última vez que falei dos leites vegetais, mas é muito importante que os recipientes estejam muito bem esterilizados de forma a manter a segurança alimentar. Dizem que o as bebidas vegetais aguentam 3 dias no frigorífico, mas eu já testei com os meus e aguentam bem 4 a 5 dias, sem problema. 

O truque que costumo usar é usar embalagens de menor capacidade se for usar poucas quantidades, uma vez que estando fechadas se aguentam durante mais tempo. Já experimentei congelar, mas como não descongelei ainda não sei se alterará a consistência.

O ideal é mesmo ir fazendo pequenas quantidades e o leite acabado de espremer é sempre melhor do que o espremido de véspera!




Sem comentários:

Vê também...

Related Posts with Thumbnails