sexta-feira, 14 de abril de 2017

Germinados de lentilhas e de feijão preto

Já nem sei onde é que ouvi falar pela primeira vez nos benefícios da ingestão de germinados ao invés das leguminosas em si.

A verdade é que tendo optado por fazer a maioria das minhas refeições vegetarianas, sendo a carne ou o peixe a exceção na refeição caseira semanal, em que passamos a consumir uma maior quantidade de leguminosas e de sementes do que até então. 

Como tal, tive vontade de experimentar formas diferentes de as cozinhar e se no Inverno me sabia muito bem uma feijoada de cogumelos ou uma bolonhesa de trigo serraceno ou de lentilhas, agora com os dias mais frescos e mais longos, apetece comer algo mais leve.

Os germinados têm a vantagem de poderem ser consumidos em cru e adicionados a saladas frias ou então em salteados que cá em casa fazemos muito leves de forma a alterar o mínimo à sua composição, mas com o benefício de comer uma refeição "quente".

De seguida, vou mostar algumas ideias de como consumir os germinados e como os fazer em casa de forma bem fácil e rápida sem necessidade de material especial.

Como consumir os germinados?

1º Crus, sobre uma salada crua ou para enriquecer uma sopa.

2º Simplesmente cozidos

3º Salteados com legumes ou com cogumelos;
  
Com os germinados de lentilhas, salteei com cogumelos frescos, com um toque fresco de limão (sob a forma de raspas finas)


 Com as sobras desta refeição e porque já era pouco para outra refeição para 2 pessoas, juntei milho e enriqueci com millet cozido e comi enrolado numa tortilha.



4º - "Escondidos" em almôndegas vegetarianas ou em croquetes, ou ainda em hamburgueres. Fiz em três formatos diferentes, congelei e já deram para várias refeições.




 Com os rebentos de feijão preto voltei a saltear, desta vez com couve e milho cozido.
E o resto do feijão preto e mais uma "fornada" de lentilhas, voltei aos salteados.

Como fazer os germinados?

1º Primeiro há que demolhar as lentilhas por 24h e o feijão por 48h.
A primeira tentativa com o feijão demolhei apenas 24h e ele não chegou a germinar :(

Com as lentilhas, já experimentei com lentilha normal e com lentilha biológica. 

Com a normal demorou cerca de 5 dias até despontar. Com a biológica, passadas 24 h já tinha rebentos :) Mas os tempo são meramente indicativos, porque varia muito com a temperatura ambiente.

2º Depois da demolha, descartar a água e colocar sobre um prato ou travessa conforme a quantidade e espalhar bem para que não haja sobreposições.

 3º Tapar com um prato do mesmo tamanho. Nota: Para germinar não precisam de luz solar e o prato serve apenas para manter a humidade no interior. Se estiver frio (eu fiz as primeiras experiências no Inverno), podem colocar os pratos num sítio onde apanhe um pouco de sol por dia.


4º - Salpicar com água uma vez por dia ou sempre que estejam secos até atinguirem o tamanho desejado.


 

Benefícios de um grão ou semente germinado (fonte aqui)

Um grão ou semente quando germinado está vivo e nutricionalmente tem bastantes benefícios.

 Quando um alimento é germinado:

:: São eliminados compostos inibidores de enzimas (substâncias capazes de acelerar reações como as do processo digestivo)

:: Aumenta as enzimas digestivas, melhorando a absorção dos nutrientes. As enzimas podem aumentar em até 800%

:: Reduz o ácido fítico (fator anti-nutricional) dos grãos e sementes, aumentando a disponibilidade de nutrientes como zinco, cálcio, ferro e magnésio

:: Melhora digestão, transformação e absorção de nutrientes

:: Aumenta o teor de lignanas (em 14%) – compostos fitoquímicos similares ao estrogênio, têm propriedades anticancerígenas, principalmente em relação ao câncer de mama e cólon

:: Aumenta o teor de nutrientes antioxidantes. As vitaminas e os antioxidantes podem aumentar em até 1000%

:: O alimento fica mais estável devido ao aumento da capacidade antioxidante dos grãos e sementes, prevenindo a oxidação (rancificação). Os alimentos germinados podem ser utilizados em vários tipos de preparações.

Eu nunca experimentei, mas segundo as minhas pesquisas não são apenas as leguminosas que podem ser germinadas. As sementes também podem ser germinadas.

A linhaça, o trigo serraceno e as semente de girassol ou de abóbora, por exemplo, também brotam se fizermos o mesmo processo e aí podem ser adicionadas a iogurte, sumos, saladas, frutas ou ainda em pães, massas, ...

Se entretanto experimentar, e tiver bons resultados, partilho por aqui ;) Mas para isso tenho de encontar boas sementes biológicas porque torna o processo bem mais fácil!




2 comentários:

luciane disse...

Bom dia

Gostei muito do post

Será que poderia ensinar como faz os croquetes e hanburgueres vegetarianos

Muito Obrigada

Luciane

mary disse...

Olá,
eu também sou fã de germinadas, a minha preferida é a semente de alho francês,
adoro mesmo, em saladas quentes/frias ou massas !!! e é tão bonita ;)
Bj

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