quarta-feira, 12 de abril de 2017

Antes / depois e as novidades da horta

É impressionante o que uns dias de sol fazem na vida lá do jardim :D

Antes
 Durante :(
Tivemos um gato que nos visitou durante 4 ou 5 noites e que arruinou grande parte das culturas...
A maior parte delas foram substituídas por mudas mais novas que estavam ainda por transplantar, mas isso atrasou o desenvovimento das que sobreviveram e que tiveram de se ajustar novamente ao solo! Agora tenho improvisado uma espécie de cobertura que coloco durante a noite para evitar as brincadeiras do gatinho...
 Depois

 Só agora me apercebo que as fotos estão horríveis (é o que faz fotografar com o sol alto), mas já lá tenho alfaces a crescer, beterrabas, cebolas roxas,   2 tomateiros e recentemente 2 pés de courgetes que ainda não sei se realmente se fixaram. A ver vamos nos próximos dias...

 Antes
Depois
Os espinafres estão altos e com folha grandes e os rabanetes estão prontos a consumir. As beterrabas estão a desenvolver bem, mas dá para perceber que será muito mais demorado.
 
 Antes
 Depois
A framboeseira está a dar o ar da sua graça e os morangueiros e rabanetes que estão no vaso estão a adorar o espaço, apesar de ser bem pequeno ;) Só para verem que é preciso pouco espaço para se plantar! Tenho cerca de uma dezena de rabanetes a crescer a olhos vistos diariamente a dividir o espaço com 2 pés de morangos.

E por cá, continuamos a comer rabanetes. Estão enormes!!! 
Os espinafres também já se provaram, mas ainda não estão no ponto de serem colhidos.



As folhas dos rabanetes são ligeiramente apimentadas e, tal como os próprios rabanetes, são ótimas para serem comidas em cru ou levemente salteadas. Como são 100% biológicos, desde a semente, estou com pouca vontade de os transformar com cozinhados complexos e gosto mesmo de os saborear da forma mais natural.

Apesar disso, estou com vontade de experimentar assados no forno, como tenho feito tantas vezes cá em casa. Mostrei como faço, aqui.



E já provámos os primeiros morangos. Daqui a alguns dias já devem de estar maiores e mais doces.
O sabor e aroma destes é tão bom! A mim faz-me lembrar a minha infância e os morangos que roubávamos à minha avó :)


As cebolas e as beterrabas estão ainda muito atrasadas e só agora começam a dar ar da sua graça. 

Para alegrar o jardim, tenho visto dezenas de abelhas, o que para mim é uma alegria já que têm andado desaparecidas. Vêm atraídas pelo aroma das flores de laranjeira e da tangerineira que este ano estão carregadinhas de flor!

A cerejeira está verdadeiramente maravilhosa. Carregada de flores! Não resisto a partilhar a vista do meu baloiço. Sim, é meu! Uso-o tanto quanto a minha filha... hihihih
Sabem aquela sensação de dar balanço ao máximo e depois levantarem os pés e olharem para o céu.??? Pois, é esta a vista que tenho:

 

 

1 comentário:

Lulu walkingonsunshine disse...

Bom dia Alegria :)
Está aqui o resultado do teu trabalho e persistência para te alimentares melhor para ajudares o planeta e no fundo seres mais feliz e completa .
O salto de balanço resume se a isto FELICIDADE
bj e boa Páscoa
Lulu

Vê também...

Related Posts with Thumbnails