sexta-feira, 17 de março de 2017

Ajardinando

As minhas mãos estão cheias de calos e tenho invarialvelmente um ou dois picos espetados debaixo da pele e nem as luvas novas me livram das maleitas nas mãos, mas no rosto, um sorriso do tamanho do mundo!

Descobri o verdadeiro prazer que é ver crescer algo que nós próprios semeamos.


De janeiro para cá, tenho começado a fazer sementeiras vindas de sementes biológicas. Umas verdadeiras relíquias.

Já tenho mudas de rabanetes, beterrabas, alfaces, abóboras, tomates, cebolas e espinafres.

Já semeei pepinos, pimentos e courguetes, mas ainda aguardo a germinação.


No jardim, só nestes 3 primeiros meses do ano já plantámos mais 5 árvores de fruto: uma macieira, uma pereira, um ameixoeiro, uma framboeseira, mais uma laranjeira e mais recentemente um damasqueiro.


Replantei alguns morangos dos pés do ano passado e juntei 20 pés novos. Será este um ano de morangos? :D


Voltei a dar uso às antigas garrafeiras de tijolo e já lá moram as primeiras mudas de espinafre e beterraba. Tinha falado deles aqui.


 

Vi germinar o meu primeiro jacinto! Já o queria fazer há tanto tempo.
Trouxemos um bolbo e fizemos apostas quanto à cor dele!!!
A ânsia de o ver crescer dia após dia e a ficar vistoso valeu cada dia de rega e de cuidado.


 E esta é a novidade!!! Vou fazer um canteiro multi-culturas a ver no que dá.

Não, nunca fiz nada do género... Será a aventura de aprender com os erros! Mesmo que não venha a comer grande coisa, a experiência está a dar-me grande prazer e só isso já vale todo o esforço ;)

Fica aqui retratado, em foto, o dia 1 do canteiro.

Espero, dar-vos a conhecer a evolução do projeto




2 comentários:

celine disse...

Tão bom ter uma horta :) onde sabemos o que lá estamos a cultivar é mais tarde a comer :) mesmo muito bom !
Quanto ao shampo sólido aconteceu me o mesmo , o cabelo fica "duro" ...agora tenho alternado com shampo dito normal ...vamos ver!
O meu, por ser de argila tb se desfaz muito... o próximo será o de cabelos normais para experimentar !
Continuação de bons cultivos e fico à espera das tuas dicas sempre boas sobre vida sustentável ;)
Beijinhos

Sara disse...

Vamos lá ver se consigo fazer crescer alguma coisa! O canteiro já foi atacado de noite por algo que me parecem ter sido gatos e que revolveram as culturas :( Fiquei mesmo triste porque as culturas já estavam a desenvolver... Vou ter de arranjar uma proteção qualquer.

Quanto ao champô, o meu é para cabelos secos, embora o meu cabelo seja normal e mesmo assim já o deixa bem solto e sem necessidade de o lavar com a frequência que fazia antes. O teu sendo de argila, deve realmente secar muito o cabelo. Para o meu couro cabeludo sensível não seria de todo adequado. O meu marido tem cabelo oleoso e está a dar-se lindamente com este de cabelos secos. E não se desfaz praticamente nada! É mesmo fácil de aplicar e cheira maravilhosamente bem! Depois conta o que achaste do de cabelos normais ;)
Beijinhos

Vê também...

Related Posts with Thumbnails