segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Zero Waste: champô sólido

É fantástico perceber que demorei dezenas de anos até perceber algo que agora vejo tão claramente...

Durante toda a minha vida comprei champô, sabonetes líquidos e gel de banho em embalagens! De plástico, pois claro, mas o plástico é outra conversa.

Dito assim não parece nada de anormal. É claro que tem de vir dentro de algum recipiente. Sim, mas a maior parte do que efetivamente vem no recipiente é de facto... ÁGUA!

Por esta ordem de ideias, tenho andado a comprar MUITA água para diluir aquilo que eu realmente preciso! Pois..., mas se eu vou lavar o meu cabelo com água, precisarei de mais água no meu champô?! Se vou lavar as mãos com água, precisarei de mais água no meu sabonete? E, se vou tomar duche com água, precisarei de mais água no meu gel de banho? Já deu para perceber o raciocínio, certo?

O mesmo é válido para os detergentes da roupa, da loiça, para limpeza de superfícies, ...

Se juntarmos ao derperdício da água, o desperdício dos plásticos em embalagens desnecessárias e o desperdício do transporte de produtos para chegarem até nós, bem pesados por ventura graças à enorme quantidade de água, sabemos conscientemente que estamos a deixar uma pegada ecológica enorme e que efetivamente em nada melhora a nossa qualidade de vida!

Foi por isso que aderi ao uso do champô sólido.

Comprei para mim o de manga e laranja para cabelos secos da Vegan Care e o marido e a filha já não querem outro!

O produto é feito artesanalmente pela Sofia Vieira, e em 2 dias estava em minha casa ;) Tem um cheirinho ótimo e lava muito bem! Faz imensa espuma e tenho ideia que vai durar muito tempo. Já o estamos a usar há um mês e permanece quase igual! Os produtos são naturais, de origem vegetal provenientes de agricultura biológica e não são testados em animais.

Para nós tem sido uma excelente opção. Guardamos dentro de uma caixinha fechada que tem um furinho em baixo, para deixar escorrer a água acumulada. Tem sido muito fácil de manusear e ótimo para aplicar no cabelo.





5 comentários:

celine disse...

Muito obrigada por esta partilha :) pareceu-me tão bem que já encomendei para mim!

Beijinhos

Sara disse...

Fico feliz! :) Espero que gostes! Depois conta o que achastes!
Beijinhos

Diamonds are not a girl's best friend disse...

Olá! Bem, que diferença noto nos temas do teu blog desde a última vez que cá vim!

Gostei desta ideia, como é que usas? É tipo sabonete? E não seca muito o cabelo?

Beijinhos =)

Sara disse...

Diamonds, aplico diretamente no cabelo como se fosse um sabonete ;)
É muito prático!
O champô é cremoso e muito, muito perfumado! Cheira deliciosamente a manga-laranja :) Mas depois de passar por água fica sem cheiro.

O cabelo não fica seco, aliás fica bem hidratado, brilhante e solto. Ao fim de algumas semanas de uso continuado, o meu couro cabeludo começou a ressecar um pouco, mas como tenho o couro do cabelo muito sensível e ele reage assim com quase todos os champôs ditos normais, não me parece que o problema seja do produto em si... Aliás, a minha filha e o meu marido tem-no usado regularmente e com excelentes resultados. O cabelo fica limpo e brilhante, embora o da minha filha precise de vez em quando de um condicionador para ajudar a desembaraçar porque é muito fino.
Ando a namorar um champô sólido da lush para couros sensíveis para ver se resolvo a situação do meu couro cabeludo, aliás, já estou a usar champô da farmácia e continuo com esse problema.

Experimenta e depois diz-me o que achaste!

Beijinhos

Diamonds are not a girl's best friend disse...

Convenceste-me. Vou fazer uma pesquisa pelo mundo dos champôs sólidos (até aqui uma realidade completamente desconhecida para mim) e experimentar. Depois dou notícias ;)

Beijinhos **

Vê também...

Related Posts with Thumbnails