terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Refeições vegan para toda a semana


Ontem, segunda-feira, tirei umas horinhas para me dedicar à preparação de várias refeições para que durante a semana esteja mais liberta para outras tarefas ou simplesmente para ter algum tempo para mim!

Não fiz compras especiais para o efeito. Simplesmente usei o que tinha no frigorífico de forma a não desperdiçar.

Tinha umas lentilhas a demolhar, um pé de couve vinda da horta e uma abóbora já a meio que precisava de ser usada. Tinha também mozzarela e 2 embalagens de cogumelos brancos com 300g cada que comprei em promoção.


Reservei uma colher de sopa de lentilhas demolhadas, para um "projeto" que, caso corra bem, partilharei dentro de dias ;)
 
Assim saíu da minha cozinha uma "bolonhesa" de lentilhas em molho de abóbora com couve coração e uma feijoada de cogumelos com couve portuguesa.

Com o tempo frio, o que me tem sabido bem comer são estas comidas confortáveis e que consolam. São comidas versáteis porque podem ser servidas como estão ou então servidas com arroz branco ou com massa.

Feijoada de cogumelos

 "Bolonhesa" de lentilhas

Enquanto as lentilhas coziam, aproveitei e fiz um refogado de tomate em dose dupla. Reservei metade dessa quantidade e continuei a fazer a feijoada de cogumelos. Do reservado, congelei em frascos o molho que tenciono usar para colocar sobre uma massa que cozo na hora ou numa salada de quinoa ou millet ou ainda para não ter de fazer outra refeição de raíz.


Fiz o mesmo com o refogado de abóbora que usei para as lentilhas e reservei em mais alguns frascos.

Ontem servi uma dose de esparguete com uma bola de mozzarela e foi o nosso jantar.


Durante a semana, posso voltar a cozer outra massa e servir com a outra embalagem de cogumelos que planeio saltear na hora com azeite e alho.

Enquanto uma das refeições cozinhava, aproveitei para lavar e descascar legumes. Usei parte deles para uma sopa de alface e nabo (à qual juntei uma colher de lentilhas já cozidas) e o resto da alface guardei no frigorífico para uma salada fria pronta a servir ou para enriquecer umas sandes para comer ao almoço como complemento à sopa.

Como as doses de lentilhas e feijoadas eram muito grandes separei cada uma delas em duas doses e congelei metade, o que quer dizer que tenho refeições prontas para as próximas semanas, quando não tiver tempo para cozinhar, já para não falar nos frascos extra de molho de tomate e abóbora.


Demorei um pouco mais de 2h30 para fazer tudo, mas interrompi para dar o lanche à miúda que entretanto chegou da escola. Com um pouco de treino conseguiria fazer tudo em menos de 2 horas, mas para primeira vez não correu mal :)

Ah, e reservei ainda um pequeno pedaço de abóbora que tenciono grelhar na chapa às fatias finas para servir de imediato numa das refeições da semana, ao mesmo tempo que grelho um peitinho de frango para a pequena! (Tenho 2 ou 3 porções de millet pronto a consumir no frigorífico).

E para terminar, deixei a marmita pronta para o próximo dia!


Se houver por aí alguma receitinha sem carne aprovada por vocês, porque não partilhá-la comigo? :) Estou com vontade de experimentar coisas novas!!!

E vocês, como é que planeiam a vossa semana?

Sem comentários:

Vê também...

Related Posts with Thumbnails