quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Aromatizante 100% natural

Desde que comprei o meu desidratador já experimentei de tudo um pouco. Fruta, sobretudo!

Já nem sei onde é que vi a ideia de desidratar a casca da laranja como fonte de vitamina C, mas recentemente, depois de uns dias a juntar cascas suficientes, coloquei o desidratador a trabalhar durante a noite.

O importante é cortar apenas a parte laranja porque a parte branca torna o resultado amargo! E lavar bem a casca, claro. Especialmente se estas não forem biológicas.

Despois é só pulverizar tudo na bimby.


 E armazenar num frasco bem seco e bem fechado. Eu esterilizei primeiro.


Eu tenho usado para aromatizar os meus iogurtes naturais não açucarados, ao qual gosto de acrescentar os meus cereais preferidos. É excelente! Sempre achei que sem açúcar os iogurtes ficavam difíceis de comer e com o toque da laranja já não sinto a falta do açúcar.

Já experimental colocar por cima dos gofres com mel e fica ótimo.

Ainda não experimentei, mas as próximas papas de aveia serão de laranja! :)

Esta foi uma forma que descobri de reduzir a quantidade de lixo orgânico que produzo...
Como os citrinos só podem ir para o compostor em doses moderadas, tenho tido dias em que há um saco do lixo orgânico cheio de cascas de laranja e limão, o que me andava a incomodar!

Começou por ser uma forma de resolver um problema e acabei por adorar o resultado!

Há ainda outra forma de usar as cascas que já falei aqui. Podem secá-las e usá-las como acendalhas naturais. É claro que não são eficazes como as combustíveis, mas tem a seu favor o facto de deixarem a sala a cheirar bem quando ligo o recuperador de calor :)

Pena é que o raio da chuva não dá tréguas e torna-se difícil de as secar...


Sem comentários:

Vê também...

Related Posts with Thumbnails