quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Desafio 31 dias

Consciente de que um hábito para que seja realmente incorporado na nossa rotina diária, tem de ser repetido de forma persistente pelo menos 30 dias, delineei um plano para mim própria no meu mês de férias. 
 
Desde o inverno para cá tenho realizado, ainda que, pouco consistentemente algumas atividades físicas como pequenas corridas e alguns planos de exercícios, mas como estou constantemente a recomeçar, torna-se extenuante e desmotivador... De uma corrida para outra passavam-se tantos dias que não dava oportunidade ao meu corpo de melhorar e sentir que o treino anterior melhorava efetivamente o meu desempenho. 

Tinha de fazer qualquer coisa quanto a isto! Uma citação de Jonh Wooden, treinador de basquetebol, que li num livro que encontrei na casa onde passamos uns dias de férias ficou-me retida na memória:

"Se falha em planear, planeie falhar"

Pensei como isto fazia tanto sentido e como tem sido o reflexo de tanta coisa na minha vida!

Como tenho quase um mês de férias seguido, seria a altura ideal para começar, sem falhas e principalmente sem desculpas.

Sem querer parecer o mais recente membro dos alcoólicos anónimos, posso, com orgulho, dizer que estou há 12 dias consecutivos a realizar exercícios de manutenção :)

Se o vou fazer indefinidamente? Não, não vou. Apenas quero que seja efetivamente um hábito que se enraíze e que o consiga manter durante todo o ano de forma consistente pelo menos 3 vezes por semana. É esse o meu objetivo.

O meu braço direito, foi o meu personal trainner, como gosto de chamar ao meu marido que tomou as rédeas e fez as decisões do que eu tinha de fazer. O que mais me custa nisto de fazer exercício é decidir o que fazer. Para mim é penoso e desgastante... quase tanto como o próprio exercício em si.

Para fazer isto a sério, no dia 1... :
  •  Pesei-me de manhã, registando o peso total, a % de gordura, % osso, % músculo e a % de água (ainda que esta última seja muito variável);
  •  Usei a fita métrica para tirar medidas a várias partes do corpo;
  •  Fotografei a barriga, o rabo e as pernas. 
Do dia 1 ao dia 12, variei o tipo de exercícios que fiz, assim como o nível de intensidade. Fiz treinos de 5 minutos muito intensos e outros de 40 minutos mais moderados, fiz repetições de 30 seg em várias séries (tabata) para trabalhar vários segmentos musculares, fiz ioga, fiz corridas e caminhadas, usei alteres, TRX, ...

Mas logo por volta do 3º ou 4º dia cometi um erro de principiante. Exagerei e fiz uma pequena lesão de esforço. Pensei que seria o fim do meu desafio... Levantei a cabeça e fiz trinos adaptados de modo a não interferir com o tornozelo magoado e já estou quase recomposta.

Hoje, dia 12 do plano, iniciei um plano de 4 semanas, da Nike trainning Club. (Sim, vou ultrapassar os 31 dias, mas provavelmente já não com treinos diários).
Optei pelo plano "Massa Corporal" e quando quero fazer o exercício basta-me carregar no botão play ;)

Quem tem um smartphone e vontade de espreitar a aplicação, é só clicar abaixo.

Vê também...

Related Posts with Thumbnails