sábado, 20 de fevereiro de 2016

Limpa superfícies caseiro

O meu limpa superfícies de eleição é do melhor! Além disso é barato e sou eu que o faço em 5 minutos! Querem saber como?

Há uns anos para cá que me venho a preocupar com o impacto ambiental que todos os nossos atos diários acarretam para o ambiente. Coisas tão simples e básicas como a nossa higiene pessoal e a limpeza das nossas casas têm como consequência litros e litros de água potável contaminada...

Além da água preocupo-me com o excesso de material que usamos para limpar e para lavar... Se pensarem bem, quantos guardanapos, lenços de papel, toalhitas, cotonetes, algodão, discos desmaquilhantes, papel higiénico, folhas de papel de cozinha usamos por dia? 

Parece que hoje tudo é descartável! É usado uma vez e vai para o lixo! O mesmo é válido para os mini pacotinhos de bolachas que levamos para o trabalho ou os que enviamos para os nossos filhos na lancheira, os pacotinhos de iogurtes e sumos, já para não falar nas garrafinhas de água.

Há tantas coisas que podemos discretamente fazer para diminuir o impacto ambiental! Se perdessemos um minuto por dia a pensar nisso aposto que deixaríamos de limpar a banca com o papel de cozinha e de limpar a boca a um guardanapo de papel, quando afinal de conta temos um conjunto de guardanapos de pano bem giros guardados na gaveta.

Já experimentei algumas receitas de detergente que vi por aí a circular na internet e confesso que nenhuma delas me deixou satisfeita ao ponto de deixar os meus detergentes habituais, por isso é que decidi partilhar este que testei e gostei! Gostei tanto, que o meu já acabou... e lá terei de voltar a fazer.

Deixo cá a "receita" para quem quiser experimentar.

Ingredientes:
- 1 embalagem de álcool etílico;
- a mesma quantidade de água;
- 1 a 3 gotas de detergente de loiça concentrado;
- 1 a 3 gotas de qualquer essência (a minha é de maracujá) - opcional.


Juntam-se todos os ingredientes numa embalagem de spray vazia e bem lavada e já está!

Eu adoro o cheirinho que fica na cozinha! Uso na banca, no balção e até na placa e no forno ou exaustor. 

E vocês, o que fazem para diminuar a pegada ecológica? Partilhem comigo as vossas dicas, porque tenho vontade de fazer mais e melhor, ainda que na correria de uma vida ocidentalizada.




2 comentários:

home living for disse...

Pode parecer mal... mas eu utilizo muito poucos detergentes. Tenho alguns panos microfibras, uso bastante, e utilizo o cif na casa de banho, lixivia, detergente loiça,tira gorduras, amaciador de roupa e detergente em pó ou liquido conforme, e sabão azul e branco. garanto-te que não tenho mais detergentes cá em casa e não sinto necessidade disso.
Os vidros por exemplo lavo com detergente da loiça, e passo com o pano microfibra molhado em água bastante quente. Se no fim achar que é preciso passo com um em seco, mas normalmente nem isso se justifica.
;) é o meu modo de contribuição para o meio ambiente!

Beijinho

Lulu walkingonsunshine disse...

Olá Sara à quanto tempo .
Vejo aqui que fizeste as pazes contigo e estás de volta à tua terra .
Comprendo mt bem o que sentes pois sou uma pessoa muito ligada à família.
Prefiro ter poucos bens materias e ser feliz junto deles .
Abdicas te trabalhar para vir para casa e ganhaste qualidade de vida .
Quantas vezes já pensei em trabalhar em part time ?
Não quero parecer ingrata.mas muitas vezes questionou me se vale a peba dar tanto no trabalho.
Enfim questões minhas .
Princesas uma boa Páscoa para vocês que corra tudo pelo melhor.
Adorei o que fizeste com o frigo e adorei o que fizeste com o teu edoaco6 exterior .
São sim pessoas de muito bom gosto.
Bjs grandes
Lulu

Vê também...

Related Posts with Thumbnails