segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Bienvenidos às Astúrias

Inverno por cá significa algum frio e muita chuva. Mas raramente se vê a neve!

Um fim-de-semana de inverno com neve foi o cenário perfeito para uns dias fora da rotina com os amigos. As Astúrias foram o cenário escolhido e Oballo a pequena região onde ficamos alojados. Lá vimos mais animais do que pessoas...

Em Oballo não há pão fresco diariamente. Os locais sabem o dia e a hora a que o padeiro lá passa e por isso Cangas del Narcea foi a povoação mais perto onde vimos gentes e serviços abertos ao público.

Quando chegamos ao nosso destino, já era de noite, pelo que apenas com o nascer do sol é que tivemos a perceção do espaço envolvente e da serra que nos rodeava.
De manhã bem cedo fomos brindados com uma surpreendente vista pelas pequenas e múltiplas janelas que rodeavam a casa.

Oballo ao fundo. Ficamos hospedados na casa mais alta que se vê na foto.
       O turismo rural é uma paixão nossa e os apartamentos Casa de La Fonte foram os escolhidos para pernoitar algumas noites. Tem bom aspeto, excelentes acomodações, uma cozinha bem equipada e espaço para conviver com os amigos, com uma excelente relação qualidade-preço. Recomendo, sem dúvida!

Uma das fotos espalhadas pela casa. A minha preferida data de 1910.
      Por entre várias fotos de família e outras da zona envolvente, esta foto chamou-me a atenção pelo facto de haver um urso no que parece ser uma cerimónia ou festividade. O urso pardo era um animal bastante comum naquela zona nessa altura. No inverno, os ursos hibernam e mesmo sendo bastante mais raros, ainda são avistados ursos nas Astúrias. Não fazia ideia! Ver aqui.

Oballo dista apenas uns escassos quilómetros da Reserva Natural de Muniellos onde descobrimos bosques e cascatas em todos os recantos e muito trilhos a descobrir a pé. Apesar do manto branco ser imensamente atrativo, ficou a vontade de regressar com temperaturas mais amenas para fazer os trilhos já que com a neve abundante foi impossível percorrê-los.

A floresta cobre-se de um verde pálido que cobre todas as árvores, criando um cenário único e inesperado.

A chuva não deu tréguas nos primeiros dias andamos literalmente debaixo de chuva e mais chuva! Nada que uma boa roupa impermeável e umas botas não resolvam. Foi libertador andar à chuva e passear debaixo da chuva durante vários períodos do dia!

É escusado dizer que ela adorou! Chafurdar nas poças de água é das coisas mais maravilhosas que ela recorda destes dias de férias...

E depois da chuva sempre veio a tão esperada neve!!!
      Acordamos de manhã bem cedo com os primeiros flocos de neve a bter delicadamente na janela...

... e quando acabamos o pequeno-almoço, já a neve cobria os prados e os telhados das casas!

E já que que vos deixo uma sugestão de alojamento, porque não deixar também um local para uma refeição especial? O fordaliz foi o eleito para o jantar da despedida. Um local cheio de requinte, com comida fenomenal!

Tentando não ser muito aborrecida com a descrição dos belos momentos que passamos em família (os amigos são família, certo?), deixo-vos apenas algumas fotos das belíssimas paisagens e das brincadeiras!!! E quem não quiser ser criança, que não vá para a neve... :P