segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Azul? Verde água? Cinzento esverdeado?

Hoje a tarde foi assim... Misturar, acrescentar, retificar, misturar... Será que acertei no tom que tinha em mente?!
Só quando estiver pintado é que vou saber... ui que medo!

sábado, 22 de agosto de 2015

Legumes assados

Não há nada mais fácil e mais delicioso que um bom assado de legumes. Meu Deus, o que andava eu a perder!

Nestas férias há dias que me dedico exclusivamente às bricolices e outros em que não saio todo o dia da cozinha!!! Para mim estar de férias é também ter o prazer de ser eu a fazer os meus próprios iogurtes, o meu próprio pão, um bolinho para acompanhar o chá, uma compota com fruta de verdade, um sumo natural de fruta para o lanche ou um gelado para a sobremesa. 

Já andava há imenso tempo a arranjar coragem para fazer um assado vegetariano e uma boa dose de abóbora caseira foi o mote para o experimento. Pois não podia ter sido melhor descoberta. Adorei!

Resolvi experimentar vários legumes para ver o que resultava bem e o que resultava menos bem, por isso abri o frigorífico e coloquei lá tudo o que havia:



- 2 fatias de abóbora cortados aos cubos;
- 1 pimento verde;
-  1/2 curgete;
- 2 mãos cheias de feijão verde;
- 1 tomate;
- 1 pepino;
- 1 batata com pele;
- 1 maçã
- salsa

Fiz um pouco a medo, com receio que os tempos de cozedura fossem diferentes de legume para legume. Uns ficaram mais crocantes que outros e acho que até isso foi uma mais-valia. O feijão verde que era o que eu mais receio tinha de se estragar, ficou muito saboroso e estaladiço.

Para a próxima coloco um tabuleiro bem mais recheado, já que durante a cozedura eles reduzem bastante.

Embora não tenha nenhuma ciência, vou explicar como fiz.

Coloquei os legumes na travessa, temperei com sal e um fio de azeite.

Não coloquei alho, mas se quiserem podem colocá-lo mas com a casca e se acrescentarem beringela devem tirar a casca já que fica dura e elástica depois de assada.

Bons cozinhados!

sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Queques

Um lanche de amiguinhos dela foi a desculpa para ir para a cozinha.
E tive direito a umas mãos pequeninas a ajudar a decorar os queques!







quinta-feira, 20 de agosto de 2015

segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Iogurte grego caseiro (sem iogurteira)

Já havia feito várias vezes iogurte caseiro. Até fiz uma iogurteira artesanal, seguindo as indicações da Anabela. Depois resolvi comprar uma iogurteira e usei-a bastante. Usei-a mas acabei por nunca convencer completamente o marido que adora iogurtes e come mais que um por dia. Até hoje!

Ontem foi dia de fazer a preparação e hoje de manhã foi o dia da prova. 
O iogurte fica cremoso e consistente tal como ele gosta. Juntei doce caseiro de abóbora e laranja e foi o nosso pequeno-almoço. 



Luarte, amiga, experimentei a tua receita e adorei!!!
Podem ver a receita bem explicadinha aqui.

O soro já está reservado para um belo pão caseiro, como este, ou este.

sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Atividade 10

Andei a evitar usar o tablet nestas andanças das atividades, já que é uma ferramenta que ela adora e que até já explora sozinha, mas que lhe prende a atenção durante mais tempo do que eu preferiria, no entanto, se bem explorado pelos pais, há aplicações fantásticas para todas as idades.

Esta chama-se Flashcards Portuguese Lesson (Vannala mobile apps). É muito completa, integrando temas como: partes do corpo, animais, alfabeto, números, dias da semana, formas, cores, frutas, legumes e aves.

São bits de inteligência (usados no método de Glenn Doman) que são basicamente cartões com imagens aos quais estão associados um estímulo auditivo, ou seja, a palavra a que corresponde cada objeto). Pretende aumentar o campo lexical, assim como a concentração/atenção.


Esta tem o inconveniente de ser em brasileiro e se quisermos ser picuinhas, na parte da geometria até nem gosto que misturem os sólidos com as figuras geométricas, mas assim mesmo ela gosta e tem algum interesse didático para a idade dela.

Como é difícil de mostar com fotos, decidi partilhar este pequeno vídeo sobre as formas geométricas. 


quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Mini quiches e uma limpeza ao frigorífico

No frigorífico havia um pouco disto e um pouco daquilo, mas nada em quantidade significativa para fazer uma refeição. Bastou uma embalagem de Buitoni e fez-se um belo acompanhamento para comer quente ou frio, para uma refeição principal ou apenas para um snack. No Verão sabe tão bem este tipo de refeições despreocupadas!!!


Vou explicar como fiz, embora não tenha sabedoria nenhuma :)
Comecei por abrir a embalagem e colocá-las em ramequins ou em formas de cupcakes. Cada embalagem traz 16 círculos de massa fina, pelo que usei ambos. Como vem com papel vegetal, nem é preciso untar. São super práticas.


Depois usei a frigideira para fazer o recheio. A base foi idêntica para todas. Comecei por colocar uns cubinhos de bacon até que largassem a gordura. Reservei. Grelhei meia cougete e um punhado de feijão verde cortado finamente. 

Distribuí uniformemente os legumes por todas as mini-quiches. 


 A melhor forma de usar todos os restinhos do frigorífico sem desperdiçar comida é mesmo colocá-los numa quiche. Mas melhor que uma quiche são várias pequenas! Fiz quiches de fiambre, outras de atum, outras de salsicha e outras com legumes.

Assim, cortei a salsicha (só tinha 1) e coloquei em 2 ou 3 quiches; desfiz o atum (só tinha um restinho) e fiz mais uma ou duas; grelhei duas ou 3 fatias grossas de fiambre que previamente cortei um cubos e fiz mais algumas; nas restantes juntei milho e o bacon reservado no início.

Nas de atum, acrescentei um pouquinho de maionese com medo de ficarem secas. Ficaram deliciosas!
 
Bati alguns ovos com um fiozinho de leite e verti nas tacinhas. Acrescentei queijo ralado (tinha meia embalagem).


Foram ao forno até dourarem.


quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Como transformar uma estante num banco

Já tinha saudades de fazer um post de DIY!

Há uns meses atrás (anos, será?!) vi um exemplo de uma estante transformada em banqueta e como andava com vontade de ter uma para a zona da entrada, fui resgatar uma pequena estante que estava no escritório da casa dos meus pais.


Como sempre fiz o caminho inverso! Deveria ter começado por pintá-la de branco, mas a vontade era pouca e o tempo disponível ainda menos, pelo que comecei pelo fim... 

Comecei por comprar um tecido, por arranjar uma tábua de madeira fina e uma esponja para fazer o estofo. Não tirei fotos ao processo, mas o primeiro a fazer-se é tirar as medidas e cortar a tábua e a esponja. Depois colar a tábua à esponja com cola quente e com um agrafador e uma boa dose de paciência esticar bem o tecido à medida que vai sendo agrafado. Nesta última parte convém um par de mãos extra ;)

A verdade é que só agora é que consegui ultimar o estofo, embora esteja seriamente a pensar pintar a estante de branco!


O tecido já o comprei no último verão, mas sinceramente se fosse agora não seria de todo a minha escolha. Cá para mim ainda vou acabar por trocá-lo...


Não tenho propriamente um hall de entrada. [Já tinha falado dessa zona aqui e das alterações que lhe fiz.
Tenho apenas um corredor de acesso à sala, pelo que a criação deste espaço, ainda que modesto é uma mais-valia, quanto mais não seja para nos sentarmos para trocar os sapatos por algo mais confortável ou simplesmente para pousar a carteira à entrada.


Gostaram da transformação? Já se aventuraram a fazer algo do género? Desde a altura que decidi restaurar estas cadeiras é que me apercebi da facilidade com que podemos fazer um estofo  ;)

terça-feira, 11 de agosto de 2015

31/52

A peek once a week



Atividade 9



Os blocos de madeira são muito versáteis e ela adora-os! No início, quando são pequeninos dá para trabalhar as cores e depois os sólidos geométricos.

Gosto especialmente de lhe perguntar o nome do paralalepípedo, porque a resposta tem sido o "arapipo" e soa incrivelmente bem! :P

Tentei inovar e decalquei com as cores correspondentes algumas formas para ela sobrepôr. Senti-me boa educadora porque até fui buscar inspiração ao método montessori e pi pi pi, e depois de 2 minutos sem sequer ter terminado a tarefa, diz-me que quer é fazer torres! :(


domingo, 9 de agosto de 2015

Atividade 8


Hoje o pedido recaiu nas letras. Letras?! Mas não tenho nada com letras para a tua idade!!!

Lembrei-me de uns autocolante que vieram junto com uma mala de plasticina e afins, imprimi uns desenhos e saiu uma atividade com letras!

L de lua
P de pão
M de mala
...


sábado, 8 de agosto de 2015

Atividade 7


Além de explorar as cores e obviamente a motricidade fina, dá para explorar vários objetos, entre os quais animais, frutas e legumes, meios de transporte, etc.


Aproveitei ainda para explorar algumas questões sobre a lateralidade, perguntando:

- Essa peça vais encaixá-la no lado diteito ou no lado direito?

ou

- Vais colocá-la em cima? Em baixo? No meio?

sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Atividade 6

Esta atividade fez-me perceber o quanto eles aprendem observando.

Desde sempre nos viu a reciclar e vai sempre connosco, ajudando na tarefa de distribuir os resíduos pelos ecopontos. Nesta folha, conseguiu identificar quase todos os ecopontos corretos para cada objeto sem ajuda! ;)


Esta pequena ficha permite explorar a oralidade, estimulando-os com perguntas sobre o material de que é feito cada objeto e qual o ecoponto onde deve ser reciclado.

Por baixo de cada objeto escrevi o nome de cada um. Isto é importante porque ela apercebe-se que a cada palavra corresponde um símbolo escrito.

Atividade 5

O que mais se ouve lá em casa por estes dias é...

- Mamã, vamos fazer uma atividade, por favôoooo...

[Agora nem que eu queira, me consigo livrar da atividade diária]

Haja números para ligar e autocolantes e há uma menina feliz!



terça-feira, 4 de agosto de 2015

Atividade 4


Ela adora pintar com as aguarelas e por vezes é difícil convencê-la a usar outros modos de pintar. São perfeitas para grandes superfícies e para quem tem pouca paciência para preencher todos os espaços em branco.


 Hoje a novidade foi usar a esponja.


Agora já temos mais uma peça de fruta para juntar às anteriores.

segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Tag 11 factos

A Cocas desafiou-me a responder a 11 factos sobre mim e a responder às suas perguntas.
Rebelde que sou (ou que me estou a tornar :P ) resolvi responder apenas às perguntas que colocou!
Obrigada Cocas, diverti-me a fazê-lo. Espero que gostes! 
 
As perguntas da Cocas:
1. Qual a razão do teu blog ter o nome que tem?
Os meus cães deram o nome ao blog. 

2. Como vieste parar ao mundo dos blogs?
Seguia muitos blogs e num 31 de dezembro, por ócio, resolvi criar um blog para poder comentar sem ser como "anónimo" e fui escrevendo, escrevendo, ...

3. Dedicas muito tempo ao teu blog?
Neste momento, como é visível, não dedico tanto tempo quanto isso, mas se não escrevo de vez em quando sinto-lhe falta. 

4. Qual o teu maior defeito?
Ser distraída. 

5. Qual a tua inspiração?
 O que verdadeiramente me inspira são as pessoas e a capacidade que tem de ser e de pensar de forma diferente de mim... Aprendo com toda a gente, todos os dias.

6. Descreve a tua vida numa palavra.
Atarefada. 
Tento ter em cada hora o máximo de experiências possíveis. Posso dizer que ando numa fase da minha vida em que tenho sede de viver :) [Não foi bem numa única palavra, pois não?!]

7. Como é um dia na tua vida?
Há dias e dias, mas o comum a todos eles é pensar o que posso fazer para o tornar diferente. Adoro uma escapadinha à rotina. Se o consigo fazer ainda que por minutos, posso dizer que tive um dia perfeito. 
8. Qual o teu maior sonho?
Ter amigos durante toda a minha vida.
 
9. Um hobbie que tenhas e que não queiras perder por nada?
Viajar

10. Qual a tua comida preferida?
 Caldeirada de peixe.
11. Existe algo que te arrependes? O quê?
Muitas pequenas coisas e nenhuma verdadeiramente importante. 

Atividade 3

Talvez seja precoce este tipo de atividades para a idade dela, mas ela adora passar por cima dos picotados! Fica tão concentrada! Coloca a cara quase em cima da folha de papel a delinear :)

Usamos lápis de cera porque me pareceu mais fácil. Para a próxima acho que amplio mais a imagem para não ser um trabalho tão delicado.

Antes de começar a atividade, passei-lhe o dedo indicador pelas linhas e ela aproveitou para andar pela sala a saltar, imitando os saltos dos animais. Entretando escrevi o nome dos animais como ela os pronuncia atualmente. É sempre uma boa recordação.

Special Olympics World Games Los Angeles 2015

É com muito orgulho que acabo de saber que uma ex-aluna minha (já tinha falado dela aqui) vem medalhada dos Special Olympics World Games Los Angeles 2015.

Ainda há tão pouco tempo era tão pequenina!
Todas as crianças que nos passam pelas mãos guardam em si um futuro promissor. Cada criança pode vir a ser e a fazer qualquer coisa... É tão bom descobrir que se tornou uma atleta bem sucedida :)
Hoje não posso estar mais feliz por sabê-la feliz e orgulhosa pelas 3 medalhas que recebeu.
Parabéns, F.!

  Podem ver a notícia aqui.


domingo, 2 de agosto de 2015

Atividade 2

O interesse dela pelos dias da semana é inegável.
Começou com a escolarização e em apenas 2-3 meses já começou a identificar a terça-feira como o dia da música, a sexta-feira como o dia da ginástica, o sábado e o domingo como os dias de brincar com os pais.

Não é propriamente uma atividade para ser feita num dia, mas todos os dias, logo pela manhã. 
A estrela é amovível. 
O código de cores é importante porque como não lê, acaba por identificar o dia pela cor.

O quadro foi todo plastificado para ser durável.


Enquanto eu fazia o quadro, aproveitei os restinhos de papel que iam sobrando e dei-lhe um tubo de cola de baton. Recortou e colou os pedacinhos coloridos numa folha branca. Tão simples e tão satisfatório para uma menina de 3 anos.


Ideias para outras atividades:
- Deixei o quadro mais comprido do que o necessário, para mais tarde, se quiser, acrescentar o tempo que faz (clima). Basta fazer um sol, uma nuvem cinzenta, uma nuvem com chuva e fico com duas atividades diferentes para o mesmo quadro.

sábado, 1 de agosto de 2015

As nossas férias: atividade 1

Agosto é o nosso mês de férias...
Este ano temos mesmo vontade de estar em casa e aproveitar tudo o que durante o ano não pudemos aproveitar. Será tempo de arrumações e limpezas, mas também de novos projetos de decoração e renovação de alguns espaços. É claro que não faltarão também alguns passeios e alguns mergulhos, mas queremos mesmo passar mais tempo em casa, porque já antevejo mais um ano longe do nosso "sítio"...
Pormenor da divisão que ando a decorar.

Com a bailarina em casa a dizer [a toda a hora] que quer ir para a escola e que tem muitas, muitas saudades, lembrei-me de lhe preparar pequenas atividades diárias que lhe façam lembrar a rotina escolar. Estou a pensar em atividades de pré-leitura e de escrita (fiz este ano uma formação bestial nesta área e tenho muitas ideias) de desenho e ilustração, pintura e modelagem, recorte e costura e sei lá mais o quê!!! 
Bailarina com a Flea
A ideia é proporcionar-lhe atividades simples, preparadas com material que haja cá em casa e que lhe proporcionem momentos de partilha em família. Não tenho a pretensão de lhe ocupar mais de 20 minutos diários com estas atividades, até porque o resto do tempo serve para correr lá fora, para andar de bicicleta (que já faz tão bem), de saltar ao pé coxinho, de brincar com os cães, de nadar na piscina, de brincar com os brinquedos que recebeu no Natal e no aniversário e que ainda não tinha explorado, de ver os zanimados (desenhos animados)...

Pode ser que desse lado também haja pais e mães que queiram entreter as suas crianças e que como eu não saibam muito bem o que fazer... Por outro lado, quero muito saber o que fazem para entreter os vossos pequeninos! 

A atividade do dia foi do mais básico que há: usar os lápis de cor para pintar duas peças de fruta. Gosto sempre de incluir as palavras escritas (poder ler manuscrita ou em letra de imprensa). O que ela gostou mais? De afiar os lápis!!! Acho que todos os miúdos adoram essa tarefa ;)


Ideias para próximas atividades:
- Guardar as aparas dos lápis para usar em colagens.
- Juntar mais frutas e fazer um póster de frutas.

Um novo animal lá em casa

O Sonic, assim ficou batizado, chegou-nos a casa pela noite e logo se mostrou ser um bichinho muito especial já que não era de todo envergonhado...

Aceitou alguns afagos e uns snacks de cão, mas mostrou que não queria ser tocado muito mais. Respeitamos a sua vontade e pouco tempo depois estava a dormir :)



Pensamos que viria a ser um novo amigo para a mais nova, mas cedo percebemos que tem hábitos noturnos. Não é nossa intenção mantê-lo como animal de estimação e muito menos aprisioná-lo, pelo que tem estado solto no jardim durante o dia e a noite. 

Descobriu uma toca para dormir bem perto do Coffee e da Flea que serão potenciais ameaças, mas já nos apercebemos que não co-habitam já que eles dormem de noite e ele de dia :D


Pelo que nos parece anda feliz e bem alimentado. Sai de noite e passeia-se pelo jardim acabado de regar e mastiga compassadamente minhocas, lesmas, caracóis e escaravelhos que procuram a água. Conseguimos vê-lo da janela na sua rotina.

Só no primeiro dia é que estivemos perto dele e quando nos aproximavamos levantava os pelos da testa, como se vê nas fotos. Como não queremos domesticá-lo resolvemos manter o máximo de distância possível e acompanhar da janela para vigiarmos o seu bem-estar.

 


Durante o dia, a bailarina corre todo o jardim à procura dele. Fica triste quando percebe que está na toca e que não quer ser incomodado.

Se há coisa que me orgulho é de a estar a educar de forma a amar e respeitar todos os animais. Gosta deles todos, até os insetos mais insignificantes.

Depois de jantar já a vi catar as migalhas da toalha para alimentar as formigas. Já me pediu para lhe dar pão para dar aos melros e um dia destes dei com ela a afagar uma abelha que se estava a afogar numa poça de água. Diz-me: "Mamããããã, anda ver esta mosca tão bonita!"

O Sonic é a sua nova paixoneta, mas um dia destes temos de o levar de volta à natureza. Quero que ela veja que é o melhor para ele. Por melhor alimentado que esteja cá no jardim, o lugar dele é onde possa ser livre e conviver com outros da sua espécie.



Vê também...

Related Posts with Thumbnails