quarta-feira, 9 de setembro de 2015

O meu livreiro / cristaleira

Este móvel tão versátil quanto antigo estava em lista de espera para ser recuperado há uns bons 10 anos nas minhas mãos. Não sei como é que aguentei tanto tempo sem lhe tocar, mas ainda bem que o fiz, porque por inexperiência minha poderia não ter corrido muito bem...


 Antes das minhas mãos morou na minha casa antes desta ser minha. A antiga proprietária contou-me que pertencera ao seu pai e que por valor sentimental foi sempre muito estimado. Feitas as contas por alto, concluímos que o conjunto dos móveis teriam certamente mais de 100 anos  (e entretanto já se passaram mais 10...).




O processo foi lento e meticuloso. No início só para o desmontar foi o deus me livre. O móvel é todo de madeira e este com o tempo incha e adapta-se. Com uma ajuda de alguém da área, a custo, lá foi desmontado, mas o problema mais grave é que uma das pernas estava partida. Foi aí que recebemos as dicas fundamentais para tratarmos dele e de outras fendas e imperfeições. Um parafuso no pé e uma massa própria foram aplicadas e a primeira parte da tarefa deu-se por terminada. Foi mais ou menos assim que deixámos o móvel quando fomos viver para o Algarve.


 Só este verão é que começamos a lixar, a emassar e a lixar novamente para finalmente começarmos a pintar.


 Estes móveis são do estilo Queen Anne, um estilo muito popular no começo do século XVIII, nomeados em homenagem à rainha da Inglaterra. São características deste estilo os pés curvados e as formas curvilíneas. Um estilo muito feminino que me cativou... cativou tanto que, entretanto já cá mora mais um Queen Anne que ainda agora comecei a restaurar e mal posso esperar para ver o resultado ;)

2 comentários:

home living for disse...

Ainda bem que o fizeste porque ficou lindo lindo lindo!!!
A minha sala de jantar é do mesmo estilo, gosto muito mesmo :) ainda queria pintar de branco porque o tom actual é casca de ovo e não me diz nada... enfim talvez um dia;)
Beijinhos

Isabel Guerreiro disse...

Olá, sou a Isabel e acompanho o seu blog há algum tempo, sou aliás leitora assídua de muitos outros blogs diáriamente, e, como tal decidi criar um sítio onde divulgo os blogs que acompanho, (mas apenas escritos por portugueses, estejam onde estiverem) sejam eles de receitas, artesanato, fotografias, moda, decoração, opiniões ou relatos.

Faço um pequeno tópico onde convido á visita dos blogs, com hiperlink bem visível, de alguns posts do dia.

Não faço reprodução de fotos nem textos dos autores, leio, divulgo e comento.
(Todas as fotos publicadas no meu blog são da minha autoria.)

É um blog diferente de todos os outros, acaba de nascer, mas que me faz feliz.

Estou em "Conchas e Búzios" (http://conchasebuzios.blogspot.pt/).

Resta-me apenas parabenizar o seu trabalho e agradecer uma visita ao meu cantinho quando for oportuno.

Isabel Guerreiro
iguerreiro2002@gmail.com

Vê também...

Related Posts with Thumbnails