quinta-feira, 2 de abril de 2015

Artisan Bread

Descobri o artisan bread há vários anos, mesmo antes de ter a bimby e fiz várias vezes nessa altura. Depois veio a bimby e a receita ficou guardada na gaveta sem me lembrar dela até uma amiga me mostrar e dar a provar as iguarias que faz (entre versões simples, salgadas e doces). 

Entusiasmada voltei a experimentar a receita base. Fui alterando a receita original até encontrar a nossa versão preferida - artisan bread com cereais. 

Descobri ainda que a massa fica bem melhor, em termos de sabor e de consistência, se ficar no frigorífico de um dia para o outro.
[ Depois de sair do frigorífico, deve ficar à temperatura ambiente pelo menos 40 minutos]


 
A receita base é 500g de farinha, 360g de água, 9 g de sal e uma saqueta de fermento de padeiro tipo fermipan. Mexer tudo com uma colher de pau e deixar levedar durante duas horas tapado.

O que vi que resulta melhor é que a água utilizada seja morna (atenção que não pode ser quente demais). Se preferirem podem fazer o dobro da quantidade e guardar no frigorífico por alguns dias. Pode usar-se apenas o suficiente para a quantidade necessária de pão a ser consumido e assim há sempre pão fresquinho em casa.

O que comecei a fazer foi substituir cerca de 50g de farinha por cereais a gosto (coloco normalmente aveia, linhaça e chia, que são as que tenho sempre em casa por causa da bailarina que sofre muito de obstipação).


Sem comentários:

Vê também...

Related Posts with Thumbnails