quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Fonte de Benémola


      Para proveitar o sol do último fim-de-semana, andamos pelos lados de Querença e Tôr para visitar a conhecida Fonte de Benémola, uma zona perfeita para umas caminhadas e um pic-nic.
Water spring. Uma nascente de água.
        Fizemos um trilho de cerca de 5 km, um dos mais pequenos e o que se mantinha por mais tempo junto ao rio. Com a bailarina não dá para nos aventurarmos a muito mais... Assim mesmo portou-se à altura e fez cerca de metade pelo pé dela ;)


        Ficamos a saber que há grande diversidade de aves a habitar a zona ribeira, assim como duas espécies de cágados autoctones e até lontras. Estas últimas não deram o ar da sua graça para infelicidade minha.

 


Palheiro


      
           No rio pescavam pequenos lagostins nas límpidas águas. Gostei do aspeto tratado das margens e das pequenas zonas de picnic que se mantinham limpas apesar da quase inexistência de caixotes do lixo.

Pequena cascata ao fundo
      
        Há muitos anos que não via medronhos! Lembro-me que em miúda havia medronhos nos montes pertinho de minha casa. Agora já não os há, mas por aqui abundam os medronheiros e ainda consegui ver alguns pequeninos. Pena não estarem prontos a ser comidos, porque aí a experiência era completa :).

Medronhos

Escadas de acesso à pequena ponte

Ponte para a outra margem.

Espelhos de água

 

            Depois rumamos à "civilização" e visitámos Querença, uma pequena aldeia que surpreendeu pela sua singela beleza, mas fica para outro post que este já vai longo.



2 comentários:

ML disse...

Estas fotos transpiram ar puro. Que demais!

Desconhecido disse...

Muito boa noite.

Gostaria de obter uma informação se assim for possível.
Sei que foi à um 1 ano mas ainda se lembra onde pescou os lagostins?
Se não souber, lembra-se do percurso que fez?
Reparei que fez parte do percurso pedestre.

Muito obrigado pela sua atenção.

Vê também...

Related Posts with Thumbnails