terça-feira, 3 de junho de 2014

A tal moldura

          Há uns dias falava-vos de uma moldura e de umas pinturas feitas a horas estranhas que andava a fazer... Pois cá está o resultado!
          Era uma vez uma moldura que passou a ser um tabuleiro.


          Já tinha dito que estou a planear umas pequenas reformulações cá em casa? Pois é, vamos fazer umas obras e tenho andado a recolher itens que acho que são indispensáveis para lá e um tabuleiro decorativo, apesar de não ser essencial, fazia parte de uma lista de must have no que diz respeito à decoração. 
          Comprar estava fora de questão, não só porque o orçamento é super reduzido para a decoração, mas também porque a ideia é re-usar objetos antigos ou estragados, passando se necessário por um refresh. Sim, ando mesmo com vontade de bricolar :)

            Sabem quando o universo conspira para nos dar aquilo que precisamos ou queremos?
           Num dia tenho a ideia de transformar uma moldura num tabuleiro, no outro encontro em casa da minha mãe uma moldura estragada em pedaços prontinha a ser dispensada! Um dia ganho!!! Só faltava mesmo a tinta branca para a madeira. Em conversa com a minha mãe, descubro que ainda existe um resto de tinta branca de madeira! Dia duplamente ganho :)


            Foram necessárias 5 ou 6 demãos para o acabamento final ficar perfeito. Nos entretantos, comecei a pensar como poderia decorar o fundo do tal tabuleiro. Tecido, teria de comprar... Papel de embrulho tinha com motivos geométricos num tom e aparência que gostava, mas quando experimentei, vi que tinha excesso de brilho e que o aspeto final não era o que pretendia... Teria de encontrar outro tipo de papel :( 

                A minha primeira ideia foi colocar um mapa assim para o vintage. Tradicionalmente os mapas não têm brilho e os tons eram exatamente os que pretendia e, claro, têm tudo a ver com a decoração que pretento. Resolvo imprimir um que encontro na net, mas logo descubro que uma folha A4 é um tamanho demasiado pequeno! O mapa acabou por ser usado aqui, tal como já vos tinha mostrado...

                  A questão de ser pequeno, resolve-se facilmente com uma montagem de vários prints em A4, mas o tema dos mapas fica fora de questão. Até prefiro assim porque já terei um grande apontamento alusivo a mapas. Surge, assim, nova ideia e com uma peleta de cores mais variada o que também me alegra.
  
                    Após algumas tentativas surge a combinação seguinte:



                Para os finalmentes deixei os pormenores de decoração. Um livro centenário oferecido de surpresa pelo marido (é escusado dizer que adorei, não é?!), uma lupa que não resisti a comprar, uma chave belíssima coleção de chaves antigas do meu pai, um paninho de renda que "roubei" à minha mãe e um tronco pequenino, oferecido pela minha bailarina que o encontrou no jardim e fez questão de o trazer para casa :) Os óculos do maridão calharam de andar por lá e completaram o conjunto :)
 

                  
               O que mais aprecio na ideia de ter um tabuleiro na mesa de apoio ao sofá, na mesa de centro ou até mesmo no aparador é mesmo a questão de ser tão prático quando precisamos de desempedir esse espaço e lavar ao mesmo tempo várias coisas ao mesmo tempo!

                Que acham do tabuleiro que já foi uma moldura? Gostam da ideia?
                Têm tabuleiros na decoração da vossa casa?

2 comentários:

Marisa Reis disse...

Também uso mas apenas pelo Natal ou no Outono com as decorações da época, o teu ficou bem giro, apenas lhe falta umas asinhas em cordel para dar um toque mais rústico, mas gostei muito.

Lucia Silva disse...

Lindo!! Ando à procura de uma moldura larga para fazer algo assim. Gosto muito do padrão de fundo, esse e o mapa vintage que usaste numa outra reutilização. Onde vais buscar isso tudo?? :)
Beijinhos

Vê também...

Related Posts with Thumbnails