terça-feira, 13 de agosto de 2013

Desfralde: quando começar?

É quase do senso comum que o desfralde não deve ser feito antes dos 18 meses e blá blá blá, porque até aí os bebés não têm capacidade de controlar os esfincteres e que se for feito precocemente pode atrasar o processo e tal...

Pois que eu própria acreditava dessa lengalenga até me deparar com algo que mudou radicalmente a minha forma de ver a coisa! Quando a pequena tinha quase 4 meses li isto [Vale MESMO a pena ler!] e pensei Esta gente só pode estar doida!!!

A verdade é que já fazia com a bebé algumas das dicas que li por lá. já que nessa altura ela começou a obstipar muito com o reforço do leite artificial. A diferença é que fazia com a fraldita posta...

Um dia por brincadeira, descobri o pote (ou bacio, como preferirem) do meu irmão perdido lá no sótão e resolvi sentá-la lá para nos rirmos um bocadito e para tirar umas fotos engraçadas. Mas a brincadeira acabou mesmo da melhor forma! Acabou com um cocó feito no pote!!!!! O primeirinho  teve direito a foto e tudo. LOL
 
4 meses de idade

A minha filha tem agora 16 meses e desde os 4 meses que não faz cocó na fralda. É claro que acidentes acontecem, mas esses são quase sempre provocados por nós adultos que por vezes não estamos atentos aos sinais que ela dá e não a levámos à sanita a tempo. Sim, porque ela não fala e não sabe dizer que precisa de ir à casa de banho...

Depois deste dia, o pote começou a ser o melhor amigo e até chegamos a ter problemas fora de casa quando ela tinha vontade de fazer. É que se recusava a fazer na fralda e não podiamos andar de pote debaixo do braço, não é????
A passagem do pote para a sanita foi progressiva, mas bastante rápida... tanto que agora já não quer de todo sentar-se no dito cujo :)

5 meses

Na sanita sentámo-la exatamente na mesma posição que está no pote..., virada de costas apoiada nas minhas pernas. Fora de casa fica suspensa. Não é tão cómodo, mas tem de ser.


6 meses

9 meses
Mas e então, ela ainda usa fralda? Sim, usa a fralda ou a cueca-fralda. Sempre (ou quase sempre).

Por algumas horas temos tirado a fraldita e usado cuequinhas de algodão que ela adora =) Mas, o xixi não é de todo tão fácil quanto os cocós... Esta semana, começou a dizer shhhhh e a apontar para a fraldita o que é um grande feito nisto do desfralde :) E então temos intensificado os momentos com as cuequinhas, mas tenho sentido que se forem períodos mais prolongados, ela deixa de achar graça a ser constantemente interrompida nas suas brincadeiras para ir à sanita e acaba por molhar as cuequinhas e a chorar quando a levamos à casa de banho.

Quando isso acontece, está mesmo na altura de parar e colocar a fralda, porque o que queremos é que ela goste de ir à sanita e nunca o contrário ;)




1 comentário:

luarte disse...

Já te tinha dito na altura que achava fascinante ela já fazer o cocó no pote com 4 meses. Teorias há muitas, mas acho que é muito importante os estímulos e as respostas que um bebé dá em face desses estímulos aos pais ou educadores.
Obrigada pela tua partilha :)
Beijinhos

Vê também...

Related Posts with Thumbnails