segunda-feira, 12 de março de 2012

Limpa vidros caseiro (detergente caseiro)

Hoje quando limpava a bancada da cozinha, acabou a embalagem do famoso limpa vidros. 

Gosto muito deste detergente não só para limpar os vidros, mas para limpar a banca da cozinha e a placa de indução da cozinha. É um bom desengordurante e dá um brilho fantástico no final!

Em vez de colocar a embalagem vazia no recipiente da reciclagem lembrei-me de uma dica da Mónica sobre detergente caseiro feito à base de vinagre e água, ou seja, algo muito fácil de fazer e bem baratinho. Resolvi experimentar!

Consultei este post e segui as instruções. Apenas substituí o vinagre de vinho pelo de cidra porque este tem um cheio bem menos agressivo e a meu ver mais agradável.

Juntei 1 parte de vinagre e 4 de água e obtive nova embalagem de detergente prontinho a usar :)
Experimentei-o logo de seguida e à partida a grande diferença está no facto de não evaporar tão rapidamente quanto o detergente de compra, mas estive a pensar e poderia acrescentar uma parte de álcool para acelerar o processo de secagem. Já alguém experimentou?

Quanto ao cheiro a vinagre, este passa bem rápido, mas também poderia adicionar umas gotas de óleo essencial, mas este não arrisco uma vez que pode "engordurar" as superfícies e não é isso que se pretende...

 E vocês, já experimentaram esta fórmula? Têm receitas inovadoras de mais detergentes caseiros? Contem-me tudo!!!

Obrigada Mónica por mais esta dica de poupança ;)

E por falar em dicas sobre limpeza, não podia deixar de me referir a dica da Dona do Glodie, para limpar madeiras. Podem ver aqui, mas a dica é fácil de concretizar! Para lavar o chão de madeira podem usar um pouquinho de amaciador da roupa dissolvido em água e voilà :) Fantástico, não? 

Esta ainda não experimentei, mas farei o teste em breve.

Se experimentarem algum dos dois, deixem o vosso feedback e se souberem de mais truques não deixem de partilhar :D

ADENDA: A Rita disponibilizou várias receitas de detergentes caseiros no seu blog. Podem vê-las aqui e aqui. Acho fantástico que estas experiências sejam partilhadas e melhor que saber fazer o detergente é ter o feedback da eficácia da lavagem! Obrigada Rita, pela partilha ;)
Não deixem de lá ir ver, já que a Rita além de explicar tudo direitinho, faz ainda o levantamento dos custos envolvidos, ou seja, está lá um trabalho muito bem feito.

13 comentários:

ESpeCiaLmente GaSPaS disse...

Interessante... tenho de experimentar :))

Clara disse...

Eu! Desde que casei que passei a usar vinagre para lavar o balcão da cozinha e a banheira da casa de banho, pois são locais com bastante gordura. Na banheira e no exaustor uso vinagre puro, sem ser diluído. O resultado é excelente!

Paula M disse...

Olá,

Podes experimentar sem receio a " fórmula" água+ amaciador para lavar madeiras, resulta muito bem.

Paula M disse...

Olá,

Podes experimentar sem receio a " fórmula" água+ amaciador para lavar madeiras, resulta muito bem.

Rita @ the busy woman and the stripy cat disse...

Olá Sara,
eu uso vários detergentes caseiros, como um detergente líquido para a roupa e multisusos à base de vinagre. Tenho as receitas todas no meu blog, se quiseres espreitar!
bj,
rita

Sara disse...

Olá Rita, já lá fui expreitar ;) Fantástico trabalho! Obrigada.
Se não te importas vou deixar um link de cá até aos posts que falam do assunto. Quem sabe, consiga encontrar os materiais necessários e em breve me aventure ;)
Beijinhos

Rita @ the busy woman and the stripy cat disse...

Experimenta, Sara! O detergente para a roupa lava tão bem como os do supermercado (claro que não tira as nódoas todas - como os do supermercado...)

Mónica disse...

Obrigado pelas dicas Sara dão muito jeito.

Beijinho

ArtiKoisas disse...

Olá! Antes de mais parabéns pela tua gravidez! Já sigo o teu blog á muito tempo, mas como só agora tenho um blog é que sou seguidora oficial!
Obrigada pela dica, vou experimentar :)

Beijinhos

PINTA ROXA disse...

Já tinha ouvido falar mas nunca fiz..
Bom final de semana.
bjoss

Bricolar e Poupar disse...

Eu também uso muito o vinagre nas limpezas, vou espreitar essas receitas que indicaste ;)

Vera disse...

Eu devo ser das poucas pessoas que não gosto de usar vinagre como opção de limpeza, apenas por causa do cheiro. Quem experimenta diz sempre que o cheiro passa rápido mas comigo fico com a impressão de que o cheiro não desaparece e eu detesto, enfim, manias minhas talvez. Quanto à dica da Golgie, eu tenho utilizado algumas vezes o amaciador de roupa para o chão de madeira e resulta muito bem, e ainda fica um cheirinho super agradável :D.

Sónia disse...

tenho de ver se resulta!

Vê também...

Related Posts with Thumbnails