quinta-feira, 22 de março de 2012

Coisas de dona de casa :)

A arca congeladora está tão arrumadinha que dá gosto de ver =)
A minha arca é daquelas verticais e tem 6 gavetas. Passo a explicar como a organizei:

Gaveta 1: Bacalhau
É daquelas coisas que há sempre no congelador pronto a ser cozinhado. E como é demolhado em grande quantidade, é necessária uma gaveta só para ele.

Gaveta 2: Legumes
Os legumes para a sopa e para os acompanhamentos também não podem faltar. Há dos embalados do supermercado, mas também daqueles biológicos que vêm dos sogros e dos avós. Em época de fartura, armazena-se a vai-se usando durante o ano!

Gaveta 3: Peixe
A gaveta do peixe é a que está sempra mais cheia. Há quase sempre filetes de vários peixes, ameijoas (que adorámos), camarão, delícias do mar, douradinhos e até sardinhas.

Gaveta 4: Carne e refeições preparadas
Não sei porquê, mas não gosto muito de congelar carne, mas costumo congelar peitos e bifes de frango, bifes de perú e por vezes alguma carne de vaca para estufar.
Neste momento, tenho reservadas várias refeições preparadas, prontas a comer. Tenho alguns rissóis caseiros, hamburgueres caseiros de frango e vaca, almôndegas de porco e chouriça, feijoada de chocos, carne à bolonhesa e frango com cerveja que fiz a mais esta semana.

Gaveta 5: Diversos
Aqui vão parar os gelados, o pão, a massa folhada e alguma fruta para os meus batidos de leite, para os sumos naturais de fruta e gelados ou sorvetes caseiros. Uma coisa que costumo fazer é congelar a fruta sazonal como o melão, meloa, morangos e pêssegos caseiros para ir usando durante a época do ano em que não há ou que são muito caros e sem sabor nenhum.

Gaveta 6: Doces e temperos
Esta é uma gaveta mais pequena onde guardo cebola picada, pimento às tiras, alho, tomate caseiro pelado, cubos de fermento e os cubos caseiros de tempero.Há ainda uns frascos de doces e compotas de frutas (neste momento há de chila, morango e figos)

Para saber exatamente o que tenho, resolvi escrever num papel o que tenho em cada gaveta, mas em breve estará desatualizado e aposto que não terei paciência para a manter atualizada, mas estando assim organizada, já me facilitará bastante o trabalho!

8 comentários:

Kyla disse...

Também escrevi o inventário do congelador, mas já não está actualizado.
Ando à procura dessas arcas, mas chega-me um "prolongamento" (de 3 gavetas) das 3 gavetas que tenho no combinado. Mais para fazer stock de alimentos que estejam em promoção, ou algum frango caseiro que venha dos meus sogros.

Carla Sousa disse...

Por coincidência, é o que vou fazer agorinha! LOL
Está pronta a ser limpa finalmente. Digo finalmente, porque tive de gerir muito bem as refeições com o que lá tinha e esperar que os meus sogros não trouxessem nada para congelar. Apesar de ser maravilhoso ter esta sorte, nesta altura era uma necessidade limpar a arca. Tenho de a ter a funcionar em pleno, sem a carrada de gelo que já tinha, para depois poder congelar as sopas do Rodrigo, se for necessário.

Também organizo as gavetas mais ou menos como tu. Tenho, por exemplo, uma gaveta para o bacalhau, porque demolho um ou mais de uma vez. Acho que trouxe estes hábitos de casa da minha mãe. :)

Estou a ver que tens tudo mais que preparado para receber a tua princesa. Ainda bem!

Beijocas cá de casa*

ArtiKoisas disse...

Isso é que é organização! :)

Paula M disse...

Também tenho as gavetas organizadas por alimentos e identificadas por fora: carne, peixe, etc. Torna-se mais fácil ver o que há, tem-se a porta aberta menos tempo e se tiver de ser usada por outras pessoas (marido, filhos) também lhes facilita a tarefa.

Bjs

Clara disse...

Que engraçado, eu tb tenho uma arca dessas que organizo dessa mesma forma! Claro que não está por essa ordem, mas guardo as coisas por categorias ;) fiquei curiosa na congelação da fruta. A única fruta que congelo são as framboesas... como fazes com o melão ou com os morangos?
Beijinhos ;)

Sara disse...

Clara, com a fruta não faço nada de especial. Corto em pedaços que tento que não sejam muito pequenos para evitar as queimaduras pelo frio e coloco em recipientes ou mesmo em sacos de congelação. Os morangos vão sempre inteiros.
Beijinho

Clara disse...

Olá Sara,
Obrigada pela dica. Estou a ver que a congelação é exactamente igual à das framboesas. Tb as coloco num recipiente especial e duram muito tempo sem ficarem queimadas ;) Obrigada pela dica ;)

isabel disse...

O meu congelador é mais pequeno, só tem 3 gavetas, mas ainda assim tento organizar da melhor forma. Assim é que era bom!!

Vê também...

Related Posts with Thumbnails