quarta-feira, 2 de março de 2011

Efeito placebo

Ultimamente tenho tomado vários medicamentos... Logo eu que nunca precisei de muitos durante anos a fio :(
O último é um antibiótico para uma infeção urinária, e com isto, tenho dedicado algum do meu tempo a ler as bulas dos medicamentos, essencialmente as contra-indicações e os efeitos secundários. Sobre estes últimos, o melhor é melhor nem ler!!! Sério! Agora também acredito que sim.

 O R. farta-se de me chatear a cabeça, dizendo que não o deveria fazer, que me pode influenciar, que depois de ler aumentarei as probabilidades de vir a sofrer dos mesmos... Enfim, só me ria quando ele falava nisso.

Hoje quando abri o meu email, abri este filme que ele me tinha enviado!
E não é que o poder da sugestão pode mesmo influenciar a nossa saúde???? Vários estudos foram feitos e, não é que um comprimido grande (um placebo, claro!!!) faz mais efeito que um pequeno? E dois fazem mais efeito que um???? Não se esqueçam que um placebo não tem qualquer substância ativa!!!!

Mas o que mais me chocou foi perceber que a tensão arterial de uma população pode diminuir significativamente quando acreditam que estão a tomar medicação! E eu pergunto, mas como é possível?????

Mas há mais, e quando 40% de uma população depois de parar de tomar o placebo, têm sintomas de abstinência? O que pensar??? O nosso cérebro é muito, muito complexo... Não o desvalorizem!

Vejam o filme! É fantástico!

4 comentários:

Dina disse...

Já sofri de grandes males físicos devido a minha mente, por isso acredito no poder da mente. E é verdade que quando nos dizem que há a possibilidade de sofrer de algo, começamos a sentir sintomas...

Mas depois há quem leve isso ao extremo. Em 94 o meu pai sofreu de um AVC em Vila Flor. E então davam-se um único medicamento (daqueles plásticos). E ele sentia-se cada vez pior. Até ao dia em que abriu o medicamento e não tinha nada. Quando confrontamos os médicos, disseram-nos que pensavam que era fingimento. Mas tinha mesmo sofrido um AVC, tivemos que o transferir para França senão...

D. disse...

É mesmo verdade. Nos hospitais psiquiátricos (em alguns) existem medicamentos placebo porque os doentes muitas vezes querem tomar algum comprimido e assim ficam "melhores"!

Carla disse...

Eu também vi esse vídeo ontem. A ser verdade toda a estatística apresentada, dá que pensar... é até um bocadinho assustador.

Verinha disse...

Eu nunca leio os efeitos secundários! Nunca por nunca! Quando sei que é um medicamento que pode ter efeitos secundários graves, dou ao meu marido para ler assim ele fica alerta sobre o que pode acontecer, mas fica proibido de me dizer, só me diz se eu me queixar de algo que lá esteja no folheto.

Eu acredito nos placebos e cá pra mim nem quero saber se algum dia me derem placebos, desde que me faça sentir melhor é o que me interessa.

Bjks***

Vê também...

Related Posts with Thumbnails