terça-feira, 30 de novembro de 2010

Esparguete com berbigão

Sabem aqueles dias em que chegamos os dois tarde e a más horas, sem nada pensado para o jantar? :S
A solução era ir jantar fora ou descongelar qualquer coisa que houvesse no congelador, até que me lembrei de cuscar o meu novo livrinho virtual, "A todo o vapor - Bimby", oferta da Luísa Alexandra , aqui!
Mais uma vez obrigada, minha querida! Adorei :D

Descobri uma receita fácil e rápida e logo com esparguete, coisa que adorámos... Era mesmo isso! Apenas troquei as ameijoas pelo berbigão que havia no congelador e posso dizer que foi o melhor prato de massa que já saiu da Bimby... Em 26 minutos havia comidinha na mesa :D

A receita, apresento, conforme a receita original e dentro de parêntises as adaptações que fiz.

Ingredientes:
- 3 dentes de alho (coloquei apenas 2)
- 1 chalota (coloquei 1/2 cebola grande)
- 30g azeite (coloquei 25g)
- 500g tomate pelado (usei apenas 250g congelado)
- 350g água
- 1/2 colher chá sal
- 1/4 colher chá pimenta (não usei)
- 1/2 colher chá de colorau (não usei)
- 1000g ameijoas lavadas (usei berbigão. Não pesei, coloquei na varoma até cobrir bem o fundo)
- 300g esparguete
- salsa para decorar

Preparação:
- Coloque o alho e a cebola no copo e pique 5 seg/ vel 5.
- Com a espátula faça descer os resíduos do copo, junte o azeite e programe 3 mim/varoma/vel1.
- Junte o tomate, a água, apimenta, o sal e o colorau.
- Coloque as ameijoas na varoma e no tabuleiro a massa para amaciar. Coloque a varoma no copo e programe 14 mim/varoma/vel1.
- Retire a varoma e coloque o esparguete dentro do copo. Volte a colocar a varoma e programe 8mim/varoma/vel colher/lâmina inversa.
- Sirva o esparguete com o berbigão por cima e polvilhe com a salsa.

 Estava tão delicioso, que não resisti e repeti!

Iogurteira

Este último fim-de-semana, não resisti a comprar uma iogurteira. A verdade é que não precisava dela, porque já fazia iogurte em casa sem ela e nunca me correram mal... No entanto, por uma questão prática optei por trazê-la comigo.

O melhor de tudo é que os 7 fraquinhos que traz é exactamente a quantidade de iogurte que se faz com 1 litro de leite e os frasquinhos são muito úteis para guardar no frigorífico.

Para a experimentar, fiz esta receita, mas resolvi não usar fruta fresca, uma vez que nos comentários, nem a toda a gente correu bem, pelo que optei por usar 3 colheres de sopa de puré de maçã e 4 bolachas tostadas, para adoçar e dar mais consistência (já que não leva leite em pó).

Neste momento tenho a iogurteira a trabalhar. Vamos lá ver se ficam bons!

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

I´m in love - Sugestões para a árvore de Natal

A minha árvore de Natal este ano foi inspirada no AMOR!

As cores escolhidas para este ano foram o branco e o prateado.

Desde que vim morar para a minha casa que a árvore de Natal tem sido sempre diferente... Adoro inovar! Se nos vestimos todos os dias com uma roupa diferente, porque é que não podemos mudar a decoração de Natal uma vez por ano?!

Com isto, parece que estou a apelar ao consumismo, o que não é a minha intenção, até porque acho que esta é uma época de reflexão e de apelo aos valores humanos e o consumismo é o reverso da medalha... Por isso haja muita imaginação e isso, não me falta!
Um pormenor da decoração.

No ano passado, usei  flores. Não haverá por aí um arranjo de flores que estás farto(a) de ver na decoração? Então porque não usá-lo na árvore?

Para quem tem filhos, bonecos e peluches não faltarão, com certeza... Porque não fazer uma árvore bem divertida e colorida?

Para quem gosta de cozinhar, pode fazer umas bolachinhas, e usá-las para a decoração de Natal. E para quem gosta de tricotar, pode ainda fazer umas belas meias às riscas e colocá-las ao pé da lareira...

Ou então, pode ainda fazer como eu: trocar as decorações de Natal com familiares. Os meus enfeites de há 2 anos atrás foram morar na casa da minha mãe ;)

No primeiro ano na minha casa, como não tinha árvore, utilizei um galho que tinha partido da minha pereira e decorei com uns sólidos geométricos que tinha construído para o meu estágio da altura... Para ficarem com um ar mais natalício, apenas coloquei brilhantes nas arestas. Fácil, não? E a custo zero.

E vocês, não terão nada que possam reutilizar?!

E se não tiverem jeito ou paciência, façam como eu fiz para este ano: comprem os enfeites com um ano de antecedência!!! Como??? Aproveitando os preços bem baixos destes artigos depois do Natal! Só posso dizer que gastei uma ninharia nos enfeites deste Natal...

E para o próximo ano já tenho uma ideia de como será! É preciso é que tudo corra como planeio...

E vocês, já decoraram a vossa árvore?

sábado, 27 de novembro de 2010

Bombons tricolores: Sugestão de presente de Natal

Inspirada pela Bela, e pelas suas sugestões de presentes de Natal caseiros, resolvi fazer uns bombons de chocolate...
Andei à procura de forminhas de silicone pequeninas para os ditos cujos, mas apenas descobri umas de plástico para gelo nos chineses e como eram baratinhas, trouxe para experimentar.
 Dos chineses, passei no supermercado e comprei uma tablete de chocolate de leite e outra de chocolate branco e um pacotinho de sultanas. Em casa havia chocotate negro de culinária e amêndoas laminadas. Queria avelãs, mas não havia :S

 O resto foi muito fácil! Partir os chocolates em pequenos pedaços e levar os três ao microondas em recipientes diferentes. O resto foi pura invenção!!!

Toca a colocar camadas alternadas de cores diferentes e no meio as sultanas e a amêndoa. Depois foi só levar ao frigorífico...

O pior foi mesmo tirar os bombons de lá de dentro :P As forminhas eram muito rígidas e o plástico acabou mesmo por partir e foi tudo para o lixo, mas os bombons salvaram-se!!! Alguns com algumas mazelas :P

Se repararem os que ficaram mais feios, foram mesmo os de chocolate branco. Acredito que o chocolate não seria de grande qualidade, mas o de leite era da mesma marca e ficou bem :S Não há nada como experimentar outra marca, porque não ficaram brilhantes como os outros e agarraram mais às formas.



Futilidades #1

Esta é uma das cores de verniz que mais gosto de usar... É quase como um nude, que fica bem em todas as situações. O melhor, é que é fácil de aplicar! Um dos poucos que consigo pintar a mim própria sem ficar tudo mal... :)

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Vermelho

Para roupa, costumo optar por usar sempre cores mais neutras ou, no Inverno, um pouco mais para o escuro e sempre com poucos padrões.

Estes dias, decidi seguir a dica da Hazel e usar mais vezes o vermelho, pelo que, numa loja, experimentei um casaco vermelhinho e pensei: "Porquê que não tenho nada desta cor?! Fica-me bem!" Gostei e trouxe! Senti-me diferente, alegre. Hoje de manhã, fui a vesti-lo e na última da hora troquei-o por outro...

Ai, ai, será que estou com second thought´s????

Amanhã tenho de o usar ou, então, está tudo estragado :S

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Hoje

Hoje vi o bebé mais bonito do mundo!!! É tão, mas tão lindo!

Estou babada, tão, tão babada...

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Emma Watson: antes / depois

Antes

Depois

Uma menina linda e uma actriz, que ainda dará muito que falar!!!
By the way, o filme Harry Potter é muito bom. Ficarei ansiosamente à espera da 2ª parte...

Como é que gostam mais de a ver?!

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Antes / Depois

Eis uma mudança cá em casa que se fez esperar...
A verdade é que um cortinado, além de, esteticamente, ampliar uma divisão e melhorar o aspecto, melhora a eficácia térmica, o que com o frio que tem feito, faz toda a diferença.
O que mais gostei neste cortinado (este é o 3º que coloco cá em casa nestas últimas semanas) foi o facto de ser de parede a parede, em vez de ser apenas do comprimento da janela e do tecto até ao chão.

Antes


Depois

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Ementa ilustrada

A ementa da semana foi editada e ilustrada.

Esta semana fui eu que cozinhei e pelos elogios, mal se nota que estamos de dieta, porque comemos tudo o que gostamos...

Podem ver aqui.

Ah, o prato que mais gostarem, deixarei cá a receita, por isso toca a deixar a tua preferida nos comentários.

PS- Até ao final de semana vou acrescentando as respectivas fotos!

As minhas gémeas

As gémeas são as novas plantinhas que comprei lá para casa... Vi-as por acaso numa grande superfície comercial e arrepiou-me ver que as pequenotas estavam sequinhas, sequinhas! Deu-me vontade de as trazer a todas para tratar delas.

Trouxe duas! Eu tenho a mania de ter sempre tudo em duplicado. Tenho conjuntos de 2 jarras, de 2 lamparinas, de 2 velas, de 2 cadeiras, de 2 castiçais, enfim, há coisas que são sempre melhor a dois, não é? eheheh

Agora estão na cozinha, e o cacto (daqui a nada começam a ver por aqui escrito "cato", por muito que custe, o novo acordo ortográfico tem mesmo de ir entrando,...) que lá estava passou para o lado das orquideas e do bonsai. A plataforma da escadaria começa a parecer uma selva, tal como eu gosto!

Esse cacto fazia par com um outro que o destino quis que não sobrevivesse e sem par, o meu cacto ficou muiiito sozinho na cozinha, pelo que deu lugar a estas... Cá estão elas já todas esticadinhas! Nem parecem as mesmas.


quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Pó de Caramelo / Ideia para presente de Natal

A Patrícia, fez um post sobre alguns presentes de Natal que está a pensar fazer para oferecer. Tratam-se de produtos home made, tipo compotas, azeite aromatizado, bolachinhas, licores,etc.

Em resposta ao seu post, falei-lhe da minha vontade de preparar algumas destas coisinhas para oferecer, nomeadamente o pó de caramelo que, para quem tem Bimby é muito fácil de preparar e pode ser um excelente presente, se for acompanhado de umas receitinhas fáceis de preparar com o mesmo e ainda umas sugestões para uso na cozinha.

Foi no curso de culinária que a Bimby ofereceu que ouvi falar pela primeira vez neste pó...

Então o que é o Pó de Caramelo?
Trata-se de açúcar caramelizado depois de pulverizado.

Para que serve?
Para fazer Creme de Caramelo que serve para rechear massa choux, profiteroles ou tortas doces, para fazer a cobertura de um bolo, ou simplesmente para aromatizar o leite creme (não tenho queimador e é assim que costumo fazer), para adoçar o café ou o chá tornando-o mais especial, ou ainda para dar um toque especial a uma tarte de maçã ou a um crumble, deitando por cima uma camada deste pó antes de ir ao forno...

Como se prepara?
Fácil! É só colocar o açúcar numa frigideira anti-aderente, deixando derreter, mexendo com uma colher de pau. Quando estiver completamente derretido, verte-se o líquido sobre uma superfície oleada, ou um tapete de silicone. Quando estiver frio, pulveriza-se na Bimby, na vel 9 até ficar completamente em pó.

Para quem quiser, deixo ficar a receita para o Creme de Caramelo, que (ainda) não fiz em casa, mas que provei no curso com massa choux e é uma delícia!

Ingredientes:
3 ovos
100g açúcar
600g leite
40g maizena
70 gr pó de caramelo

Preparação:
Bimby: Coloque todos os ingredientes no copo e programe 7 min/ temp 90º/ vel 4
Manualmente: Bata os ovos e misture gradualmente os outros ingredientes alternando os sólidos com o leite em lume brando, mexendo contínuamente.

A minha ideia é oferecer esse pó, num frasquinho com uma etiqueta bonitinha e acrescentar uma espécie de livrinho com a receita anterior e sugestões de uso do mesmo.

E vocês, gostariam de receber esta prendinha?


quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Antes / Depois #4

Cá vai o depois do quarto do meu irmão. (A seguir vai ser reformulado o quarto da mana, assim bem cor-de- rosinha... hihihih)

Ainda há uns pormenores que queremos ultimar, mas o grosso já está no sítio!

O Antes, podem ver aqui, aqui e aqui.




Acreditem que ao vivo está bem mais giro que nas fotos... É que estas foram tiradas de noite e de dia a luminosidade faz maravilhas àquela divisão!

terça-feira, 16 de novembro de 2010

A lutar com o tempo

Quantas vezes me queixo que o tempo passa rápido demais...
Quantas vezes o sinto a fugir entre os dedos...
Quantas vezes já pensei que cada dia devia ter pelo menos 48 horas...
E agora?
Agora que quero (que preciso) que ele passe, mais parece que tudo em meu redor anda em câmara lenta!!!
Cada minuto parece uma hora.
Cada dia parece uma semana.
Cada semana parece um mês.
Que tormento!

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Bolachas de muesli

Estas não são bolachas doces, mas depois da massa pronta decidi acrescentar um pouquinho (não é preciso muito) de açúcar para se adequar mais ao meu gosto!

São óptimas para serem servidas com queijo e/ou doce, mas simples também são óptimas porque têm muitas uvas passas... Ficam bem ao pequeno-almoço, ao lanche ou como aperitivo antes das refeições.



 A receita veio daqui.

domingo, 14 de novembro de 2010

Ementa da semana

Apesar da dieta ter pouco tempo, os resultados já se fizeram notar. O meu colesterol já baixou e está "au point"!!!
Para que se mantenha assim, há que continuar a alimentar-me bem! Por isso deixo cá a ementa para os jantares cá de casa para esta próxima semana*. Os almoços costumam ser fora (na mamã) ou então umas sandes com sopa:

Segunda: Sopa de couve
               Pescada cozida ao vapor com couve em juliana e batata a murro, regado com este azeite.


Terça: Jantei na mãe. (Que bom que é comidinha de mãe com conversinha com os manos!!! :D ).

Quarta: Sopa de couve
            Peito de frango com couve coração, rebentos de feijão e espirais.

Quinta: Creme de ervilhas
           Dourada ao sal com espinafres à Bimby (salteados com batatas às rodelas)



Sexta: Creme de ervilhas
          Era para ser omolete de claras com salada de cenoura e milho (fica para a próxima semana, as claras, que qualquer maneira estavam congeladas), mas vai ser sardinha grelhada com batata cozida com pele e bróculos (Eu não posso ir à peixaria, que me apetece trazer tudo!!!). Afinal, a mana convidou para jantar fora e lá fomos ao pecado! Pizza à lavrador (com chouriço e azeitonas) Para sobremesa, natas do céu.
Sábado: Lanchinho reforçado com as amigas e sopinha. Quiçá, se a fome apertar Ameijoas à Bulhão Pato. Recebemos um convite para ir jantar a casa de uns amigos e jantamos "Bacalhau à D. Judite". (Muito bom, um dia destes vou terntar fazer em casa!)

Domingo: Almoço nos papás e jantar nos sogros ;)

* Esta é uma estratégia que tenho usado para que a alimentação seja mais variada, mais equilibrada e mais económica, porque tento "montar" as refeições com o que há no frigorífico, no congelador e na despensa!

Esta semana, para os pequenos-almoços e lanches, saíu ainda um pãozinho caseiro muito bom. Gostei da consistência, tendo ficado um pão firme e bem húmido. À massa pré-feita, juntei ainda algumas nozes picadas, ficando um pão suculento!

sábado, 13 de novembro de 2010

Comprei...

... a primeira prenda de Natal!

Não sei porquê, mas este Natal acho que vai ser muuuuuito penoso andar a comprar as prendas para toda a gente! Não me apetece! Nem pareço eu... :S

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Ser saudável é... caro!

Fui às compras e trouxe os frescos necessários para serem consumidos ao longo da semana. Comprei fruta, legumes, carne, queijo, fiambre, iogurtes, margarina light, gelatina sem açúcares e cereais (aveia).

Ora bem, se compararmos os preços dos produtos magros com os normais é tudo substancialmente mais caro... O fiambre de frango é quase o dobro do de porco! A carne picada de perú, o mesmo! A margarina, os iogurtes, o queijo e a gelatina são um pouco mais caros também. O que vale é que os legumes e as frutas já são light. LOL

CONCLUSÃO: Estar doente é caro e estar de dieta também...

PS- Comprei aveia, no Minipreço, da marca Dia bem baratinha ;)

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Parabéns, Mãe!

(foto removida)

Gosto muito, muito, muito de ti!

PS- Este é também um dia muito importante para uma amiga de luta. Espero, com toda a esperança, que hoje seja "o" dia!!!

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Risoto de frango e cogumelos

Diz que é uma espécie de risoto!!! Eu comi 3 pratos de seguida... Estava delicioso, além disso é deliciosamente rápido, económico e fácil  de fazer, senão vejamos: Só é necessário 1 peito de frango e uma lata de cogumelos laminados, tudo o resto existe em qualquer despensa; demora menos de 30 min a fazer, incluindo a preparação; é um prato nutricionalmente equilibrado e é daquelas comidinhas que não dá trabalho a comer, não há ossos nem espinhas, é só comer!


Ingredientes:
- 2 dentes de alho (eu coloquei um grande)
- 20g de azeite
- 1 lata de cogumelos laminados
- 190 g arroz
- 500g água
- sal

Preparação:
- Colocar no copo o dente de alho com o azeite e picar 5 seg/vel 5.
- Partir o peito em 3 partes e refogar junto com o alho e o azeite 2 min/ temp.varoma/ vel 1.
- Picar grosseiramente o frango 5 seg /vel4 e refogar 5min/ temp. varoma/vel 2.
- Acrescentar o arroz, a água e os cogumelos e programar 20 min./ temp. 100º / vel. colher inversa.
- Servir imediatamente.

Bom apetite!

Receita adaptada do arroz de frango da ana.c.nuno do Fórum Bimby.

domingo, 7 de novembro de 2010

Antes / Depois

Ando com vontade de mudar! A par do meu projecto do quarto do meu irmão, tenho andado a mudar aos poucos alguns espaços cá de casa! 

Rendi-me ao papel de parede e resolvi colocá-lo numa parede da cozinha.

Como quis manter o branco na parede optei por um papel branco com baixo relevo.

ANTES
DEPOIS

Eu gostei do aspecto final. E vocês?

Para ser mais fácil de limpar, agora vou fixar um vidro na zona do exaustor.

Ando ainda a tentar reciclar um cortinado para a cozinha. Vamos lá ver como fica... Se gostar do resultado, vou ver se arranjo coragem para costurar um com um tecido ao meu gosto!

sábado, 6 de novembro de 2010

Andar cansada é...

... adormecer em 3 dias consecutivos a tentar ver o último episódio de uma série!!!

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Fotos lá de casa!

Hoje a tarde esteve especialmente agradável! Uma temperatura invejável para a estação do ano e um sol maravilhoso.
Aproveitei para espreitar o meu jardim e descubro por lá sempre coisas maravilhosas!
Eis as fotos do dia de hoje:




quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Antes / Depois #3

O quarto de manito só poderia ser bem colorido! O verde e o azul foram as cores escolhidas, mas aposto que não faltará o vermelho e o laranja para os acessórios... O branco na madeira ficou, na minha opinião muito mais fresco que o castanho escuro. O quarto vai ficar a cara dele!!! :D Estou ansiosa por começar a ver as coisinhas no sítio. Amanhã, talvez...

Podes aqui ver o antes aqui e aqui.

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Às vezes gostava de ter nascido homem...

Meninas, não se ofendam, até porque aposto que haverão por aí meninas com um excelente sentido de orientação, mas no que me toca a mim sou uma nulidade...

O meu rapaz parece que tem um GPS incorporado! É capaz de identificar um lugar onde passou apenas uma vez na vida há muitos anos atrás... Já eu, fico sempre a torcer para não me perder quando me dirijo pela vigésima vez para um lugar para o qual não costumo ir com regularidade.

Se nos próximos dias, não me virem por cá, é sinal que ando por aí perdida no trânsito da cidade. AHHHHHH

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Quem tem o melhor marido do Mundo????

(Não, não é o vosso!!!) É O MEU!
E logo à noite sessão de cinema no sofá bem agarradinhos, outra vez!!!
Ontem, finalmente, conseguimos ver o Inception do Leonardo DiCaprio.

Bolo de Côco

Não há bolo de côco como o da minha mãe, com aquela receita bem antiga escrita no caderno de receitas da branca de neve, todo ele escrito à mão pela minha madrinha e com as folhinhas já bem gastas...

Este não tem as mãos da minha mãe, mas o sabor é este mesmo :) Fica bem húmido porque leva aquela calda de leite com açúcar e ao contrário do da minha mãe não leva manteiga o que é óptimo para a dieta!






Ingredientes:
6 Ovos
200gr Farinha
240gr Açúcar
100gr Côco Ralado
75gr Leite
1 colher de chá de fermento

Para a calda:
1 chávena leite morno
4 colheres de sopa de açucar

Côco ralado para polvilhar (não usei)

Preparação:
- Coloque a borboleta e comece por bater as claras em castelo, 6 Min/Vel3. Reserve.
- Misture as gemas com o açúcar 3 Min/Vel 3 1/2
- Adicione o leite e o côco 10 Seg/Vel. 3
- Programe na velocidade 3 e junte a farinha e o fermento. Com a máquina em funcionamento vá adicionando as claras em castelo através do bocal, até estar tudo envolvido.

Untar uma forma com manteiga e farinha, verter a massa e levar ao forno. 180º/40Min.

Quando o bolo estiver cozido preparar a calda:
Juntar o açúcar e o leite e programar 7 Min/90º/Vel1

Assim que terminarem estes 7 minutos e sem desenformar o bolo verter a calda por cima do bolo e deixar que este a absorva por completo.

Quando o bolo tiver absorvido toda a calda está pronto a ser desenformado.

Receita (adaptada) da Quica do Fórum Bimby.

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Antes / Depois # 2

Ontem, eu e a minha mãe, não obstante do frio que se fazia sentir lá fora, abrimos a janela e começámos com as pinturas dos rodapés, das beiras da janela e da porta. Pintámos tudo de branquinho. (anteriormente já se tinha dado uma lixadela para a tinta aderir melhor)

Antes
Depois
Os rodapés a serem pintados...
Antes 
 Por cima do roupeiro havia uma entrada de luz para a casa de banho. Péssima ideia porque cada vez que alguém ia à casa e banho à noite acabava por ser uma "saída" de luz para o quarto de quem dormia.

Depois
A abertura foi tapada com pladur.

Próximos passos: colocar o papel de parede, colocar os focos de luz no tecto e substituir os interruptores e fichas de electricidade (algumas estavam inclusivamente estragadas).


Vê também...

Related Posts with Thumbnails