quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Mamãs e papás não percam!

Não percam este vídeo! É muito giro. A menina é um doce e explica muito bem o que viu quando acordou a meio da noite...

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Séries e comida!!!

Que combinação esquisita para um post! Pois é, mas eu explico...

Estas últimas semanas ando a ver a série já antiga "Sopranos", sabem aquela série do Tony e da Máfia? É essa mesma! E o que é que isso tem a ver com comida? Tudo! É que eles são italianos (máfia, lá está...) e volta e meia lá aparecem eles a comer massas! E que massas!!!

Quando vejo os episódios já bem no final do dia, antes de ir para a cama, já começo a sonhar com aquelas massas deliciosas, mas não daquelas com molhos, como esparguete à carbonara, não! É daquelas sequinhas e soltinhas que eles comem à garfada como se não houvesse amanhã!

Pois bem, lá me decidi a fazer uma massinha desse género, bem simples, uma Esparguete de azeite, alho e salsa. E saiu qualquer coisa como isto:Fiz a receita do livro Itália - Receitas Bimby que recebi de oferta no curso de culinária que fiz, mas é muito fácil de fazer no tacho...

1º Cozi a esparguete em água e sal no fogão (também podia fazer na bimby, mas teria de fazer antes e assim fiz as duas coisas em simultâneo)
2º Enquanto cozia a esparguete, coloquei 10 g de azeite e 2 dentes de alho e piquei 4 seg/vel5.
3º Adicionei sal (e se preferirem um pouco de pimenta também) e programei 3 min/Varoma/vel1.
4º Juntei o preparado à esparguete cozida e polvilhei com salsa seca.
Quem quiser pode usar salsa fresca e pica-a antes de colocar os alhos e o azeite 2 seg/vel 7.


Para fazer no tacho é só picar bem fininho o alho e a salsa e refogar em azeite. Depois é envolver bem o preparado na esparguete.


Confesso que estava à espera que o sabor a alho fosse um pouco mais intenso. Para a próxima vou colocar mais alho!
Acompanhei a esparguete com uma posta de salmão grelhada.
Agora vou arrumar a loiça que ela não se lava sozinha :S

Tampinhas para frascos

Estas foram as tampinhas que fiz para os frascos das muitas compotas que moram cá em casa!
E para pôr em prática as lições (bem úteis!) da A., também fiz dois lacinhos vermelhos para decorar os frasquinhos. Obrigada, amiga, no sábado nem te agradeci convenientemente pela paciência! Pús algodão nos lacinhos e tudo ;) A minha mesa começa, cada vez mais, a parecer a de uma costureira a sério. Este foi o material que a A. e a minha mãe me ofereceram.

E com ele já fiz (sozinha) uma baínha das calças da minha mana!

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Economia na Cozinha

Se pensam que venho falar da Bimby, não é o caso! LOL

(A verdade é que isto já esteve mais longe de se tornar um blog de culinária... )

Na semana passada saíu cá em casa uma comidinha óptima em 20 minutos! Só precisei de 5 lombinhos de pescada congelada da Pescanova (já testei vários e para mim estes são os melhores!) e 1 frasquinho de molho que me sobrou da última caldeirada que fiz.


Sobra-me sempre tanto molho que me deu uma pena deitar aquele molhinho delicioso fora e lembrei-me de o congelar num frasquinho de vidro. Andou na arca perdido, mas teve bom fim!

Coloquei os lombinhos num tupperware próprio para microondas com o molho por cima e coloquei durante 20 min num programa de cozinhados de peixe que o meu microondas tem, mas se o vosso não tiver, basta reduzir um pouco na potência (entre 600 e 800w) e ir vigiando até o peixe estar bem cozido.

A mim soube-me a um manjar dos deuses, não gostasse eu tanto de peixe. Enquanto comia, lembrei-me que poderia ter enriquecido o prato se juntasse miolo de camarão ou umas ameijoas que o R. adora! Fica para a próxima.

Servi com arroz branco e uma salada de pepino.

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Mesa partida!

Esta é mais uma história do meu irmão. Tenho tanto medo de me esquecer destas pérolas que conforme me vou lembrando, vou deixando cá registado...

No alto dos seus 5 ou 6 anos, o meu irmão, fez mais uma das 284790 asneiras que costumava fazer por ano!

Nesse dia, depois de ter andado em cima da mesa de jantar a saltar, esta aparece miraculosamente partida! Ohhhh

Pois rapaz prevenido que é, não teve mais... Toca de pegar numa folha de papel e escrever em letras maiúsculas:

NÃO SPOD ANDAR INSIMA DA MEZA!

Não fosse alguém cometer o mesmo erro que ele!!! lol

Adenda: Estou a ficar senil!!! Senil, sim senhor! Não é que fui ter com o meu irmão para saber das novidades e de tudo o mais neste primeiro dia de praxe e me diz ele com desdém "Mas essa história já está no teu blog!!!"
Pois está :/ Está aqui e eu estou velha e caduca :S

My little brother

Este post é dedicado ao meu irmão preferido! Parabéns a ele por ter entrado na faculdade no curso que mais queria!!! Hoje é o seu primeiro dia na faculdade. Que coisas farão ao meu menino na praxe?!

Ainda há pouco tempo dançávamos o "Suuunnnn" com uma coreografia ridícula que inventámos e todos se riam quando fazias músculos com aqueles bracinhos ´só pele e osso` e quando fazias de estrela de rock and roll com a tua guitarra imaginária. Que saudades! :)

Agora já vais para a faculdade e daqui a nada tens a carta de condução na mão!!!
Um beijinho, M, gosto muito, muito, muito de ti!

PS- Quando ele acabar de tirar a carta eu aviso-vos para terem cuidado quando sairem de carro, sim? Está prometido.

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Quiche de atum, milho e cogumelos (Bimby)

Uma quiche deliciosamente simples! Ingredientes:
- Metade da dose de massa quebrada do livro base (a outra metade usei nesta delícia)
- 2 dentes de alho
- tiras de pimento verde e vermelho qb
- 1 lata cogumelos
- 1 lata atum em azeite
- 2 ovos
- 1 pacote natas light
- sal e oregãos qb

Preparação:
- Colocar a massa quebrada na tarteira, picar com um garfo e reservar.
- Colocar no copo o alho, o pimento, os cogumelos e um pouco do azeite do atum (escorrer bem o resto) e programar 8 min/vel 1/ temp 100º.
- Colocar o atum escorrido e programar 2 min/vel1/temp 100º.
- Colocar o conteúdo na tarteira.
- Sem lavar o copo, colocar 2 ovos (eu usei 1 ovo e 2 claras), as natas, o sal e óregãos a gosto e programar 30 seg/vel 6
- Deitar por cima do preparado e levar ao forno até alourar.

Bom fim-de-semana!

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Calorias a quanto obrigas... :)

A Dia-a-Dia perguntou-me quantas calorias tem uma barrita de cereais e, como é, uma questão muito pertinente, cá estou eu a fazer as continhas convosco. Fiquei contente com as conclusões que tirei depois de uma breve pesquisa! Senão vejam comigo.


Como a receita rendeu 6 barrinhas, cada uma deverá ter, em média, 938:6= 156 Kcal.

O aporte calórico de cada barrita, não é de facto muito baixo :( , mas se analisarmos bem as coisas, nem será tão alarmante quanto isso já que um iogurte grego dos que se comem cá por casa tem 167 Kcal.

É claro que cada barra terá, em média, 40 g e um iogurte tem 125g!
Para melhorarmos a situação, podemos simplesmente reduzir o tamanho da barrita no momento da concepção, já que as que estão à venda no mercado, por exemplo, têm apenas 23g.
Assim sendo e se as reduzirmos a esse peso, cada uma passaria a ter (feitas as continhas) aproximadamente 90 Kcal!!!! Estão a ver a diferença????

Este já é um valor excelente, principalmente se o compararmos com as barras existentes no mercado. Cada barra de compra com 23g tem 87Kcal (pode depender de marca para marca!), ou seja, a diferença é nenhuma, principalmente se considerarmos os ingredientes que os cereais que usei em comparação com os da barra de compra!
Os de compra praticamente só têm arroz, trigo integral, glúten de trigo e gérmen de trigo (não especificam a quantidade individualmente), que comparado com os que utilizei são muito menos calóricos, o que significa que o resto são açúcares e (bem) pior do que isso, xarope de glucose (que é das piores coisinhas que há) para não falar das gorduras, dos aromas, dos estabilizantes e aquelas tralhas todas...

Além disso o arroz e o trigo* não têm os minerais, nem as proteínas de origem vegetal, nutrientes tão nobres quanto os da semente de linhaça, da aveia ou do gérmen de trigo. Ainda a favor desta barrita há o facto desta conter várias fibras que prolongam a sensação de saciedade.

Não é que esteja a "vender o meu peixe", nada disso :P, a verdade é que fiquei contente por descobrir que afinal o produto tendo qualidade não ficou excessivamente calórico.

Em breve, revelarei, uma forma de ainda ficar mais light!!! No meu forno estão agora a sair as próximas barritas. ;)


*Estes são ricos, essencialmente, em hidratos de carbono.

Barritas de cereais

Depois das bolachas de canela foi a vez de experimentar as barritas de cereais. Ficaram muito boas! O R. torceu o nariz quando lhe disse o que ia fazer, mas foi ele que comeu a primeira ainda quente e não parou de gabar...
Esta receita foi feita na Bimby, mas parece-me que é fácil fazer sem ela e olhem que vale mesmo a pena experimentar! É só derreter a margarina no microondas, esmagar a meia banana com o garfo e misturar o resto dos ingredientes com uma colher de pau até obter uma consistência homogénea.

Ingredientes:

- 40g açúcar branco (pode usar-se mascavado)
- 50g margarina
- 100g aveia
- 20g linhaça
- 5g de gérmen de trigo
- meia banana
- 1 colher de sopa de mel


Preparação:

- Colocar a manteiga no copo para derreter : 70º/3 min/vel2.
- Juntar o açúcar, o mel e misturar: 70º/2 min/vel2.
- Colocar a banana e triturar: 15 seg/vel 3.
- Deitar todos os cereais e misturar: 15 seg/vel3.
- Forrar um tabuleiro com papel vegetal, colocar lá a massa e moldar um rectângulo.
- Levar ao forno pré-aquecido a 200º durante 15 a 20 min.
- Tirar do forno e cortar às tiras.



Embrulhar em papel de alumínio e levar para qualquer lado e deliciar-se! Até as crianças vão adorar.

Eu já só penso nas próximas que irei fazer! Ah e podem dar largas à imaginação e adicionar-lhe chocolate ou frutos secos ou coco, substituir a banana por maçã ou por frutos vermelhos, substituir o mel por compota, enfim,... a imaginação é o limite! Ah e os cereais podem ser também outros, desde que o peso se mantenha. Até podem acrescentar os vossos cereais de pequeno-almoço!

Acho que vou experimentar todas as variantes e depois venho cá contar se ficou bom, combinado? :D

Se preferirem podem dobrar a quantidade de ingredientes. As 6 barritas que fiz já estão a acabar :(

Receita adaptada daqui.

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Chá de Manga e Maracujá

Esta maravilha veio de Londres e é um chá instantâneo... O sabor é simplesmente delicioso e pode servir-se frio ou quente. E a embalagem? Só a embalagem me enche os olhos!!! Uma bebida óptima para acompanhar as bolachinhas de canela do último post.

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Bolachinhas de Canela

Estas bolachas têm andado já em lista de espera há uns meses, sendo constantemente ultrapassados, por doces, bolos e outras sobremesas... A minha amiga A. falou-me há dias na vontade que tinha de fazer bolachinhas caseiras e eu mal tive um tempinho fiz as minhas primeiras.
São muito fáceis de fazer e a massa pode ser, facilmente, amassada à mão.
Depois de prontas e extasiada com o aroma que ficou no ar hihihih, comecei a ensaiar a reutilização de vários recipientes que tenho vindo a guardar para oferecer ou apenas para as servir/guardar.
Apenas precisei de uma folha de rascunho (daquelas que só está escrita de um lado), uma lata de pêssego em calda, uma etiqueta bonita e cola. Em 5 minutos fiquei com uma latinha toda cute!!!

Para os interessados, cá fica a receitinha dos biscoitos.
Ingredientes:
250g farinha
100g açúcar
100g manteiga
1 ovo
1 colher de chá de fermento
Canela em pó qb
Preparação:
- Amassar tudo com as mãos ou colocar tudo no copo da Bimby e programar 15 seg/vel 6.
- Pré-aquecer o forno a 180º.
- Fazer pequenas bolinhas.
- Mergulhá-las em açúcar e apertá-las ligeiramente com um garfo.
- Levar ao forno durante aproximadamente 20 min.

Fiquei contente...

Esbarrei-me com este post antigo e senti-me mesmo contente quando me fui apercebendo que afinal muitos dos objectivos estão já cumpridos! Senão vejam...

1- Acabar de ler os dois livros que comecei há que tempos, nomeadamente este. DONE Acabei de ler no Algarve e adorei!!!

2- Ir de férias com os meus amigos (aqueles de sempre...) como fizemos quando éramos adolescentes!!! DONE E não é que estivemos 10 dias em Marrocos na galhofa????? :D Foi tão bom, ai, ai!!!

3- Vestir menos vezes calças. DONE Tenho usado e abusado de vestidinhos Hihihih

4- Ver o final do Lost com os meus irmãos depois de comer lasanha :) DONE

5- Jantar mais vezes no jardim. MORE OR LESS

6- Tentar acordar mais cedo para tomar o pequeno almoço como deve de ser. MORE OR LESS

7- Remodelar o meu quarto. NOT Espero que seja para breve!

8- Ir a Londres. DONE

9- Usar mais vezes saltos (pouco) altos. DONE

10- Comer sopa mais vezes. MORE OR LESS

11- Deixar crescer o cabelo. DONE Lá comprido está ele, mas precisa de um cortezinhopara ficar com melhor aspecto!

12- Vestir o meu vestido de noiva no 2º aniversário de casamento Y. DONE Tenho provas aqui!

13- Andar a pé no Verão. MORE OR LESS

14- Plantar mais uma árvore no meu jardim. NOT

15- Colocar algum isolador térmico no meu sótão. MORE OR LESS Selamos alguns pontos críticos, mas podemos fazer melhor com umas obrazinhas.

16- Conseguir que os meus alunos tenham boas notas nas provas de aferição. (Este vai ser um desafio!!!) DONE Desafio superado! A melhor turma da escola foi uma das minhas! E a média das turmas foi superior à média nacional. Que orgulho!!!

17- Comprar uma bimby. DONE Vocês já se devem ter apercebido disso...LOL

18- Festejar a entrada na faculdade do meu irmão lindo! DONE

19- Cozinhar mais. DONE Uiiii, muito mais!!!

20- Amortizar o crédito habitação. DONE

21- Ensinar o meu irmão a conduzir. NOT Está prometido para quando passares no exame de código!

22- Dar uma volta de carro com o meu irmão a conduzir e não morrer de medo :P NOT

23- Conseguir a bandeira verde do Eco-Escolas para a minha escolinha. DONE

24- Fazer umas pequenas remodelações na lavandaria. NOT

25- Apanhar pinhas no Verão. DONE

26- Voltar ao ginásio. NOT Este objectivo vai ser riscado da lista! Onde estava eu com a cabeça?! Não estou nada para aí virada, sinceramente...

27- Fazer a ceia de Natal com toda a família em minha casa. POR DECIDIR

28- Visitar Lisboa NOT YET

29- Virar "caixa d´óculos". DONE

30- Não fazer tantos planos... Ainda que inconsciente continuo a fazê-los!

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Agora é só dar ao dedinho!

No fim-se-semana fiz mais uma coisinha na máquina de costura! Imaginação não me falta, mas jeito... Ui, que falta me faz!!!
Decidi fazer uma capa de tecido para um caderno A5 de capa preta. Este, por acaso já estava revestido com os recortes giros, mas vou arranjar outro pretinho para o substituir.
Agora estou indecisa o que fazer com ele.
Será que o transformo num livro de bolso?
Ou num livrinho de receitas?

Como não tenho mais tecidos, além deste beje, para já é o máximo que posso fazer, mas quando tiver mais tecidos, pode ser que dê para fazer composições mais engraçadas!

Em baixo um pormenor do caderno aberto...

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Estou com um feeling...


... que este ano vai ser muito bom!!!

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

As coisas simples da vida :D

Dormir uma soneca assim agarradinhos antes da hora do jantar e acordar com vontade de comer uns ovinhos fritos com pão em vez da sopa de grão e espinafres que estava destinada para hoje... Eheheheh

São sempre as coisas mais simples da vida que nos põem assim felizes, não concordam? :D

Make you crazy

Para mim esta é a música do Verão! Adoro!

Agora fiquei chocada com a figurinha do Brett Dennen... :O

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Top 10 Marrocos - O deserto de Merzouga

Merzouga é uma pequena aldeia no Sul de Marrocos que vive lado a lado com uma das maiores dunas do Sahara. A aldeia ao fundo...
Olha o B. sem mãos!!! :) Já eu não tirei as mãos por um segundo. O meu dromedário andou a fazer das suas e mordeu o dromedário que ia à frente dele, o do meu R. Por pouco não lhe mordia a perna com aquela dentuça ameaçadora... Como se portou mal, ficou de castigo e andou durante uns minutos a ser puxado por um arame que lhe colocaram no nariz... Coitadinho!
Não resisti a colocar esta foto do P. e da E. Linda!
Subir aquela colina foi duro! A areia é tão fina que o pé enterra-se até meio da canela e depois é tão inclinado que quando paramos escorregamos pela duna abaixo. Cheguei lá estafada!!! Depois de recuperar o fôlego foi tão bom correr por lá abaixo... Ehehehe


O hotel em que ficámos parece um oásis! Tem água corrente e aquecida (com paineis solares), ar condicionado e uma piscina fantástica... Estivemos lá enfiados todo o tempo! Só não dá para perceber por que dizem que de noite é frio no deserto... :S
Abaixo um pormenor do quarto. As paredes são feitas de lama e palha e os desenhos são esculpidos. Para ser mais fresco os tectos são muito altos.

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Já me esquecia...

E no post anterior esqueci-me de dizer que trouxe a melhor recordação de sempre das férias... Uma infecção urinária!!! :(

O pior é que eu sou tão parva, tão parva..., tão inocente nestas coisas (nunca tinha tido nenhuma infecção urinária na vida) que já ando com a dita cuja há várias semanas e nem sabia que poderia ser isso.

Agora estou a antibiótico e o "bicho" vai à vida em 3 tempos!

Top 10 Marrocos - As cascatas de Ouzoud

O prometido é devido...

Em temos de paisagem natural, as cascatas de Ouzoud (a par das dunas no deserto) foi a minha atracção preferida! A quantidade de água que surge do nada, no meio daquele desfiladeiro e na temperatura tórrida de Agosto é qualquer coisa de fantástico...
A vista de baixo
A vista de cima
(sempre com o arco-íris :))
E depois de um mergulho numa pequena cascata (Não tão arriscado como este da foto!!!), ainda fomos de barco apanhar com os chuviscos, como quem diz tomar outro banho, literalmente ;) Foi muito divertido e bem refrescante!!!
Na foto abaixo, no canto inferior esquerdo estão os miúdos a saltar! Aí dá para ter a noção da dimensão da coisa (podem carregar a foto para ampliar)

Mas o melhor ainda estava para vir! Já secos começamos a subir a pé e pelo caminho encontramos vários macacos de olhos pintados que lá andavam (Vale a pena ampliar a foto para ver os olhinhos lindos do animal!) Um deles quase que roubava a máquina fotográfica à minha amiga A. lol

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Tarte de grão (Bimby)

Vi esta receita e não lhe pude resistir! Só o aspecto me fazia crescer água na boca. Aficionada como sou por pasteis de feijão, tive mesmo de experimentar esta variante deliciosa.

A receita é praticamente a mesma, no entanto deixo cá ficar!

Ingredientes:
1 base de massa quebrada (eu fiz na bimby)
250 g de Açúcar
25 g de Farinha
125 g de Grão cozido
20 g de Manteiga derretida
2 Ovos + 2 Gemas
1 pitada de Canela
Raspa de 1 limão pequeno
Açúcar em pó para polvilhar

Modo de preparação:
- Forrar uma forma de tarte com a massa quebrada e picar o fundo com um garfo, reservar.
- Deitar todos os ingredientes no copo com a excepção do açúcar em pó (se não tiverem devem pulverizar antecipadamente) e programar 1 min/vel 6.
- Verter a massa por cima da massa quebrada e levar a forno pré-aquecido a 180º cerca de 30 minutos.
- Decorar com o açúcar em pó.
Se preferirem podem fazer em formas individuais, mas atenção que a cozedura é mais rápida.

Vê também...

Related Posts with Thumbnails