terça-feira, 18 de maio de 2010

Como poupar tempo, trabalho e dinheiro em refeições?

Ora cá vai apenas uma singela sugestão para as donas de casa que como eu não gostam de cozinhar todos os dias. Será que sou uma ave rara?!

Um quilo de carne de novilho no frigorífico. O que fazer?

Piquei a carne toda e separei em dois. Com o primeiro fiz um preparado que dava para fazer lasanha à bolonhesa ou apenas para servir com a esparguete. A receita é a mesma da lasanha de atum, apenas substituindo este pela carne picada. Como tinha queijo fatiado a passar de validade optei por ralá-lo e fazer lasanha que congelei.

Com o outro resolvi experimentar fazer pela primeira vez almôndegas. Não sou propriamente fã das de compra, mas como nunca tinha feito em casa quis experimentar. Deu para fazer 25 bolinhas, pelo que congelei (em cru) metade e a outra metade ficaram para o jantar de ontem.

(Cá estão as bolinhas feitas pelo R.)
Para quem quiser, cá fica a receita das almôndegas.

Ingredientes:
500 g de carne sem gordura
1/4 de chouriço pequeno
2 cenouras
2 dentes de alho
1 ovo
restos de pão
leite qb
temperos a gosto: sal, pimenta, salsa, 2 caldos de galinha (os meus foram feitos na bimby)

Preparação:
Demolhei os restos de pão que tinha já duros em leite, piquei o alho, a cenoura e misturei bem com a carne. No final misturei o ovo e os temperos. Depois de fazer as bolinhas passei por farinha, mas também podem fazer com pão ralado.
As minhas foram cozidas a vapor na bimby e servidas com um molho feito com vinho branco, cebola e tomate. Simples, mas muito bom!
Estavam deliciosas! Adorei o sabor e acho que vou ficar a salivar até voltar a comer almôndegas das minhas...



No meio disto ainda me esqueci que tinha feito massa para pasteis de massa tenra para os quais ia usar o preparado da lasanha, mas quando dei por ela estava já tudo montado e preparado para congelar... Agora estou para aqui indecisa sobre o destino das almôndegas que sobraram do jantar; se as transformo no almoço de amanhã se as utilizo para rechear os pasteis de massa tenra. Logo se vê!

ADENDA: Logo vi que me tinha esquecido de alguma coisa. À carne das almôndegas juntei um quarto de chouriço, o que fez toda a diferença ao sabor final!!! (já acrescentei em cima)

13 comentários:

Sarokas disse...

que bela organização e ideias!adorei a ideia de lasanha de atum, tenho sem duvida de experimentar!bjinhs

Dani disse...

Olá,

Adorei a receita as almôndegas. pastéis recheados com carne são sempre apetitosíssimos, ainda mais quando a carne passou pelo menos uma noite a maturar os sabores. Faço-os sempre com restos de rosbife. Misturar alguns pimentos assados, descascados e em tiras à carne. Com umas cebolinhas, e pronto - "carbe louca" como se chama no Brasil.
Um abraço,

Paulinha disse...

Bem apetitosas que ficaram estas almondegas.
É algo que quero experimentar fazer em casa :)

Beijinhos

ESpeCiaLmente GaSPaS disse...

Eu adoro cozinhar e sempre que possível faço comida para dois dias! O que pode ser uma vantagens... em alguns casos a comida apura e sabe ainda melhor.

Olhos Dourados disse...

E ficaram boas?

aprendereorganizar disse...

Obrigada pela partilha ...vou levar a receita ok? adorei vou fazer ainda hoje almondegas porque tenho pão duro em casa...Beijinhos

Isaal disse...

Faz os pasteis de massa tenra, a masa é facilima de trabalhar e são de comer e chorar por mais, fico contente pela utilização e rentabilização a 100% da Bimby.

Beijinho.

Isabel

Sara disse...

Dani e Isaal, vou experimentar rechear os pasteis, até acho que vou pôr pimentos assados que adoro!!!

aprendereorganizar, a receita está no livro base. Só fiz algumas alterações nas bolinhas porque também coloquei cenoura (e para a próxima ponho ainda outros legumes!)
Quanto à carne é preferível que tenhas já a carne picada do talho, já que deu um pouco de trabalho a picar na bimby.

Olhos dourados, ficaram deliciosas!!! Ficaram com um sabor muito bom a chouriço...

Beijinhos

Ju disse...

Haja meninas prendadas! ;)

Beijinho

Cora disse...

Que boa dica das comidas, me deu boas idéias, obrigada!

Adoro por demais este vestido de hoje(dia 18)...você fica muito bela nele!
Um bj, Cora.

Carina Pimentel disse...

Ola,

Após tantas visitas diárias ao seu blog, hoje aproveito para deixar um comentário :)

Gosto muito do seu blog, já faz parte da minha rotina de visitinhas :)

Parabens pelo cantinho

Bjinho

Carina

Anabela disse...

Olá,

Não sou muito de congelar refeições mas vou fazer isso antes do Tiago nascer porque o maridão detesta e, por isso, não sabe cozinhar e assim tendo já comida feita é só tirar do congelar e aquecer.

Vou aproveitar as tuas receitas. Obrigada.

Bjs,
Anabela

Sara disse...

Anabela, fico toda satisfeita que experimentes! =) Eu nem consigo distinguir a lasanha fresca da que congelo. Ficam igualmente boas!
Fazes muito bem em preparar as refeições para quando vier o Tiago, porque depois todo o tempo que tiverem será dedicado a ele! <3
Beijinhos

Vê também...

Related Posts with Thumbnails