quinta-feira, 6 de maio de 2010

Calorias, muitas calorias!!!

O único livro que tenho lido ultimamente é o de receitas!!! lol

Desde que a Bimby cá mora farto-me de cozinhar, principalmente coisas que nunca tinha feito. Ainda ontem fiz um bacalhau à Zé do Pipo com puré de batata tão bom que parecia o da minha mãe, mas o dela (puré) dá uma trabalheira desgraçada e este é só colocar as batatas e o leite e já está, e temperar claro está.

Mas vamos ao que interessa, hoje usei pela primeira vez massa filo que comprei em fim de validade a metade do preço e como não sabia se ia correr bem garanti que a perda não fosse muita...
Quando comprei a massa estava a pensar em fazer umas trouxas salgadas, mas depois de andar a cuscar o livro e o blog da Colher-de-Pau tive uma ideia bem melhor! (Ou não se pensarmos nas calorias que vou ingerir).
Fiz uns cestos de ovos moles. Ainda não provei, mas pelo cheirinho devem estar deliciosos.

(A massa antes de ir ao forno apenas pincelada com um pouco de manteiga)

Preparação da massa filo:
- Recortar quadrados de massa filo e colocar em formas pequenas de silicone (caso não sejam de silicone devem ser untadas)
- Pincelar com manteiga e levar ao forno a 180º cerca de 8 a 10 minutos.
- Deixar arrefecer.

Ingredientes para os ovos moles:
- 8 gemas
- 250g de açúcar
- 150g de água

Preparação:

Basicamente o que tem de se fazer é uma calda de açúcar misturando em lume brando este com a água e acrescentar as gemas batidas em fio sem parar de mexer.

Para quem tem a bimby a coisa é bem mais fácil e os passos todos estão aqui ou então no vosso livro base.

Ah, só mais uma coisa, agora fiquei com muitas claras. O que poderei fazer com elas? Alguma sugestão?

18 comentários:

Isaal disse...

Sara,
Isto tem um aspecto, que só de olhar fiquei a salivar para cima do teclado!!! Para a próxima tem de experimentar os ovos moles pobres que eu faço muitas vezes para os pasteis de tentugal, com a vantagem de não ficar tão calórico e (colestrólico??)
Envio a receita por mail.

Bj.

Isaal

Isaal disse...

Faltou-me uma coisa, ou faz o bolo de claras do livro base, ou congela e vai utilizando nos gelados.

Bj.

Isaal

Isaal disse...

E já agora para compensar o aporte calórico, vou enviar também uma sopa light!

Bj

Isaal

Sun disse...

Hum.. têm um óptimo aspecto! :)

Podes fazer um molotof ou suspiros ;)

Beijinho

SoraiaSilva disse...

Que espectáculo!! :)
Ficaram super gulosos esses cestinhos :p

Quanto ás claras, podes fazer molotof, farófias ou até bolo de claras por exemplo!

Se não quiseres fazer já tb podes congelar e depois usas normalmente ;)

beijinhos*

sol disse...

Com as claras podes fazer molotoff ou um delicioso bolo de claras (tenho estas receitas nos livros da bimby) por exemplo!Eu tenho 5 livros da bimby, imagina as calorias!

bjos

Paulinha disse...

Acho que me apaixonei por estas lindissimas caixinhas com ovos moles!!! São de facto uma caixinha de calorias mas também um momento único ao comer esta deliciosa iguaria!!!!!!
Acho que vou experimentar :)

Um beijinho***

Sarokas disse...

Parece ser delicioso!estou em pulgas para ter a minha bimby!penso que em agosto vo te-la!
quanto as claras que tal um molotof?bjinhos

Marta Inês disse...

Faz molotof, eu adoro!
O doce que fizeste está com optimo aspecto, ainda bem que nao esta aqui perto de mim lol:D

beijinhos*

Sara disse...

Issal, mais uma vez obrigada pelas sugestões. Já respondi ao teu email!

Soraia, acho que vou congelar! Tenho de ver como se fazem farófias. Acho que nunca comi :S

Sun, os suspiros também levam claras? Vou ter de averiguar isso ;)

Sol, vou experimentar o bolo de claras, mas vou mesmo congelar e fazer depois senão deixo de andar e passo a rebolar... :)

Paulinha, experimenta e depois mostra como ficou!

Sarokas, vais ver que não te arrependes! Vais adorar!

Olhos Dourados disse...

Acho que nunca provei disso.

Su (Glamour In Stiletttos) disse...

Ai ka bom aspecto mulherrrr!!!!

Pronto, mais uma coisinha para fazer este fim-de-semana.
E eu que ando numa fase de só comer doces e assim...

Rhiha disse...

Sara, o teu blog está cada vez mais uma tentação!!!!! o bolo de cenoura com chocolate está assim com um aspecto...... estou com água na boca!

Mary disse...

Calorias...sinónimo de prazer! :)

Maria José disse...

Sara tu só me dás ideias de deixar agua na boca e ainda por cima otimas para os meus diabetes, né.
Acho q vou fazer para o Fox, ele hoje faz um aninho, tá tão grande.
Tu nunca mais falas-te no Coffee e Flea eles também devem estar uns amores.
Bjs bom fim de semana

Verinha disse...

É pah isto tem mesmo bom aspecto! lol
Podes fazer molotf, podes guardar para gelados, podes fazer suspiros, podes fazer farofias, podes bater em castelo e acrescentar a uma massa de bolo para ficar mais fofinho (esta acabei de inventar não me responsabilizo pelo resultado lol)e tbm
podes fazer um souflé de qualquer coisa.

Bjks***

Sun disse...

Sara,

fica aqui um exemplo de uma receita de suspiros:

http://cozinharcomosanjos.blogspot.com/2009/04/os-suspiros-dos-filhos.html


Beijinho :)

Ana disse...

e hoje que eu decidi recomeçar a minha dieta é que descobri o teu blog! ele há coisas...

Vê também...

Related Posts with Thumbnails