sábado, 17 de abril de 2010

Pão de sementes / Pão de forma sem côdea

Pão de Sementes

Voltei a fazer pão, mas desta vez cozi-o no forno. Usei a farinha preparada do Continente - Pão de Sementes e gostei muito. É escurinho além de que cresceu bastante pelo que ficou bem fofo!A receita deste nem sequer a deixo porque é apenas preciso juntar a quantidade de farinha e água indicada na embalagem. (As farinhas preparadas já têm sal e fermento).

Pão de Forma Sem Côdea

Agora o pão de forma se côdea. Esta receita é especialmente para a Sol que já me pediu há uns tempos atrás... Desculpa o atraso, querida!
Atenção que este não pode ser cozido no forno pois caso contrário ganha côdea. Eu fiz na Bimby, e cozi na varoma a vapor.

Ingredientes:
150g de água
1/2 colher de chá de fermento seco
1 colher de chá de sal (Eu achei que ficou salgado. Para a próxima ponho metade)
250 g de farinha óleo para untar (não é necessário se, como eu, usarem a forma de silicone. Verifiquem primeiro se cabe na varoma)

Preparação:
- Coloca no copo a água, o fermento e programa 2 min /37º/vel 1.
- Junta o sal, a farinha e amasse 2,30 min / vel espiga.
- Retira a massa, envolve em farinha e coloca-a numa forma de bolo tipo inglês untada e polvilhada. Deixa levedar até dobrar de volume.
- Coloca 1500 g de água no copo, a varoma com a forma do pão, uma folha de papel de cozinha sobre o pão e programa 45 min /varoma/vel 1
- Deixa arrefecer e corta às fatias.


Não tenho nenhuma fotografia tirada como testemunha porque mal dei conta já não havia... :P Mas quando voltar a fazer acrescentarei!

4 comentários:

Marta Inês disse...

Tem um aspecto delicioso ;)

beijinhos*

sol disse...

Obrigada querida!
A ver se faço esta semana!Olha quando dizes "folha de papel de cozinha sobre o pão" estas te a referir a papel absorvente???
bjos

Sara disse...

Querida sol, o papel que eu usei foi o papel vegetal daquele próprio para bolos. Beijos

sol disse...

Ah ok!Mais uma vez obrigada!

bjos

Vê também...

Related Posts with Thumbnails