sexta-feira, 31 de julho de 2009

Top Ilha do Sal - O pontão

Número 4 - Pontão

O pontão de Santa Maria é sem dúvida um local que vou recordar por vários motivos, nomeadamente pela cor das águas, pela azáfama de pescadores e turistas, pelo contacto com as gentes de lá, mas principalmente pela quantidade e variedade de peixe que é possível ver...

Quem resiste?

Eu definitivamente não resisto à época dos saldos. E com isto já gastei uns trocos valentes... Ai ai!!! O que vale é que já abasteci o roupeiro com roupa para o próximo Outono/Inverno e com lingerie linda para todo o ano.

Normalmente nestas alturas aproveito para comprar aquelas peças que normalmente ficam mais esquecidas porque toda a gente procura vestidos e coisas frescas para usar no Verão e assim consigo poupar uns trocos na próxima estação.
Outro truque que utilizo é nunca olhar sequer para para as novas colecções que são estrategicamente colocadas de modo a que o cliente veja. E depois não há nada como procurar, procurar... É que há sempre uma pechincha escondida à espera de ser encontrada...
E vocês, que truques usam quando vão aos saldos?

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Top Ilha do Sal - Salinas de Pedra de Lume

Número 3 - Salinas

O local mais importante (e mais turístico) da ilha é Pedra de Lume, onde existem as famosas Salinas.
As salinas foram "edificadas" na cratera de um vulcão extinto e como tal a água é quente. Além disso é 26 vezes mais salgada que a do mar e então é engraçado ver as posições engraçadas das pessoas à superfície pois não conseguem ir ao fundo!!!

(foto retirada)

As propriedades da água são óptimas para curar alergias e outras doenças da pele, mas caso esteja em contacto com feridas abertas é extremamente doloroso, por isso, quando lá forem, nada de fazer a barba ou a depilação nesse dia. Ui ui! E nada de molhar a cara porque o contacto com os olhos é muito desaconselhado. Eu consigo imaginar porquê... Ao sair bati com o dedo no fundo que tem sal petrificado e devo ter levantado um bocadito de pele (invisível a olho nu) e deu para perceber o quanto doía o contacto com o sal!

Há quem diga que se rejuvenesce 10 anos por cada banho... Quem dera!

Vale a pena


A Patrícia deixou-me este prémio!!! Não deixem de dar um beijinho à Princesa Maria que está doentinha...
Obrigada Patrícia!

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Top Ilha do Sal - Mergulho

Número 2 - Mergulho

A 2ª experiência que mais gostei de Cabo Verde foi o mergulho. Fiz o baptismo de mergulho na piscina e dois dias depois fui para o mar... Andei em stress todo esse tempo a pensar em tudo o que poderia correr mal, mas fui muito bem acompanhada e nem me apercebi que estive a mais de 10 metros de profundidade!


Vi montes de peixes e corais. Os que mais gostei foram os peixes trompeta, como os da foto, mas os que vi eram azuis.



Foi aqui (na foto abaixo) que mergulhei, na Caldeirinha, que é o naufrágio de uma embarcação a vapor, cuja caldeira do motor se conserva intacta. A foto não é minha, é do centro de mergulho com quem fui, mas dá para ver que a visibilidade é óptima.


Aqui dá para ver a minha cara de pânico!!! Só pensava em coisas estúpidas como: "E se me entrar água para nariz?", "E se me der vontade de espirrar?!", "E se a digestão parar com os nervos?", "E se não conseguir fazer a compensação?"

Já lá em baixo só pensava "Não olhes para cima!!!" e "Não te esqueças de respirar"

No fim só pensei que tinha perdido horas de sono por nada porque tudo correu bem...

terça-feira, 28 de julho de 2009

Cabo Verde - Ilha do Sal

Como sabem estive em Cabo Verde, na ilha do Sal e além da praia (diga-se maravilhooooosa) passei bons momentos!

Nos próximos dias vou falar-vos e mostrar-vos (d)os lugares e experiências que mais gostei de lá!

Número 1 - Tartaruga
A experiência que mais gostei desta semana foi um passeio na praia junto ao mar de noite, longe dos hoteis. E porquê longe dos hoteis? Primeiro porque o céu é invejável!!! Tantas estrelas... Só mesmo possível porque não há iluminação pública. NENHUMA. A luz que existe em toda a ilha é apenas é a dos hoteis.

Íamos com um grupo de ingleses e um guia, a caminhar ao longo do mar apenas com atenção ao local onde púnhamos os pés (já vos disse que era breu, certo? :), e como tal não ganhámos para o susto quando levámos com um foco de luz intensa nos olhos e vemos um grupo de 3 negros fardados com metralhadoras em punho!!!

Agora devem estar a pensar "Como é que ela gostou da experiência?".

O melhor veio depois. Logo a guia que veio connosco se identificou como sendo de uma organização de protecção de tartarugas selvagens e depois de uma breve troca de palavras em crioulo, das quais nada percebêramos, nos é revelada uma tartaruga que estava a desovar naquele instante... Uau!! A sensação é inacreditável...

A tartaruga com cerca de 50 anos e das maiores avistadas por lá (com 88cm de comprimento de carapaça e 81 de largura) tapou com as barbatanas os ovos, deu meia volta e entrou de volta no mar e nós presenciámos tudo =)



Não deu para tirar fotos. As que vêem são tiradas à televisão do filme que fizemos com infra-vermelhos que não incomodam o animal. É linda, não é?

Só para terem ideia do tamanho o que se vê na barbatana é a mão da guia e a cabeça da tartaruga é um nada mais pequena que a de um humano.


Só para explicar: Os três homens fardados eram polícias encarregados de fazer a vigília nocturna. É "normal" as tartarugas lá serem mortas para ser vendida a carne a peso de ouro :(


E com isto já me alonguei... Amanhã continuo com o número 2, 3, 4, .... uiii acho que vai chegar a 10!!! lol

Quanto aos "outros planos" ainda não tenho nada muito bem definido...
Quando estiver mais claro eu conto, ok?

Cheguei!

Cá estou eu de volta com muitas coisas para contar e muitas fotos para mostrar!!! Por outro lado, durante as férias surgiram uns novos planos que veremos no que vai dar... ;) Prometo que depois venho cá contar tudo e tudo...
:D

domingo, 19 de julho de 2009

Era uma vez

A linda estória da Hazel, fez-me lembrar de outra que se passou comigo também com uma rola!
A desgraçadinha voou de encontro ao vidro da janela da casa da minha sogra e ficou com o olho todo inchado e o pescoço todo ensanguentado... Depois da pancada não conseguia voar, apenas saltitava de um lado para o outro!

Claro que a tive de trazer para casa...
Arranjei comida para ela e deixei-a solta num dos anexos. Aos poucos foi perdendo as penas e as pisaduras foram-se revelando. Com o tempo aprendeu a comer sozinha e já esvoaçava um pouco. Quando reparamos que estava mais forte e com o olho fora de perigo, resolvemos mostrar-lhe o jardim...

Estas fotos foram tiradas no dia em que a trouxemos cá para fora... (As penas já tinham começado a crescer). Ficou umas horas connosco no jardim, de árvore em árvore, até que voou para mais longe... mas de vez em quando vem cá mostrar-se a si e ao namorado para nos mostrar que está feliz!!! Vejam aqui. Não sei se será de facto ela, mas gosto de pensar que sim...

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Harry Potter

Fui ver o filme! E sim, gosto do Harry Potter...

Para mim tudo começou há uns 9/10 anos atrás, com a leitura dos dois primeiros volumes (em pouco dias) não sabendo nada sobre o "mundo dos feiticeiros".

Um anito depois consegui pôr o meu manito com 9 anitos, na altura, a ler também. O pior foi fazê-lo parar de ler... Deviam ver o aspecto do primeiro livro, depois de ter sido lido dezenas de vezes (e não estou a exagerar)...

Em 2001 lá fomos nós à estreia e parecíamos tolinhos com tantos "ah´s" e "ai´s" tal era a surpresa de ver as personagens retratadas ao vivo. A partir daí ficou a tradição de irmos ver sempre juntos! E sempre no dia de estreia.

O engraçado é verificar que ele cresceu tanto quanto os actores, que devem ter a mesma idade dele...

Se ele era louco pelos livros, com os filmes não foi melhor... Sabia as falas todas de cor! E no carnaval vestiu-se de quê? Claro que foi de Harry com direito aos acessórios todos.

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Segunda-feira...

... vou nadar aqui. Vou relaxar aqui...
Vou mergulhar lá ao fundo...
Vou ler um bom livro aqui...
Vou jantar aqui...
Vou descansar aqui...
Vou ... se o avião não cair! :D

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Conversa de ontem

R.: Olha, está ali a Fernanda Ribeiro.

Eu: Quem? A atleta?

R.: Sim, essa mesmo.

Eu: Onde?

R.: Vem na nossa direcção.

Eu (cegueta): Não estou a ver!

R.: Está de vermelho.

Eu: De vermelho? Não estou a ver ninguém de vermelho!

R.: Tás mesmo a precisar de óculos!!! Está com um tabuleiro na mão.

Eu.: Ah, aquela!!! Bem que podia procurar uma roupa vermelha... É QUE ELA ESTÁ VESTIDA DE COR-DE ROSA!

R.: (a rir feito tolinho!!!) Que cliché...

E pronto, mais uma conversa típica entre homens e mulheres.
Quando é que eles vão aprender a distinguir as cores?

Como é que se descobre que se vê mal?

Comigo foi colocar os óculos de um bisgarolho (leia-se o meu irmão) e descobrir que estava a ver tudo à minha volta em HD!!!

Pois é agora só me falta coragem para ir ao oftalmologista...

terça-feira, 14 de julho de 2009

Bree, Lynette, Susan e Gabi

Propus um desafio e agora cá estou eu a responder...
Sou organizada como a Bree, mas estou longe de ser uma dona de casa perfeita...




















No início identificava-me com a Lynette, já que a sua prioridade sempre foi a família em detrimento do trabalho, mas nunca serei desconfiada e ciumenta como ela.






















Sou consumista como a Gabrielle (quem não gosta de ter coisas bonitas?!), mas não ligo tanto quanto isso à imagem e definitivamente nunca abdicaria de ter filhos. Além disso morria de tédio se não trabalhasse... Não imagino a minha vida sem um trabalho fora de casa.

















A Susan faz-me lembrar o meu pior defeito, ser desastrada e distraída, mas não consigo ser emocional e romântica como ela.




segunda-feira, 13 de julho de 2009

Donas de casa desesperadas: E tu, qual és?

Acho que estou a ficar viciada! Já não passo um dia sem ver pelo menos um episódio. As coisas que acontecem em Westeria Lane são polémicas, misteriosas, engraçadas, até... Enfim, tem um pouco de tudo! Quatro mulheres diferentes partilham a mesma rua e uma amizade... Da esquerda para a direita, na imagem:

Bree: Super organizada, excelente dona de casa. Mãe rígida, porém preocupada e atenta. Tem dificuldade em expressar os seus sentimentos. O que os outros pensam é muito importante para ela. Perfeccionista é a palavra que melhor a descreve.

Linette
: Mãe de 4 filhos. Ama muito os seus filhos, mas tem dificuldade em discipliná-los. Tem um casamento estável mas é insegura. Com tantos afazeres a vida é feita entre trabalho e casa. É um faz tudo. A palavra que melhor a descreve é versátil.

Gabi
: Modelo, mas não trabalha. Vive numa mansão com o marido quase sempre ausente. A beleza e a juventude são coisas que preza. Consumista por natureza. O maior pesadelo é ter filhos. A palavra que melhor a descreve é glamourosa.

Susan
: Romântica por natureza. Vive de amor e é desligada de tudo o resto. Teve uma filha demasiado cedo (do marido, que entretanto se divorciou) e tem-na como confidente. Tem uma inclinação para o disparate. As palavras que a melhor a descrevem são ingénua e distraída.

Meninas (hoje é só para elas) com qual delas se identificam mais??? (Depois digo qual é que eu sou...)
:)

domingo, 12 de julho de 2009

Dia 10

As rúculas e as alfaces já estão a crescer! Daqui a nada tenho de as mudar para o local definitivo... Vai ser outra aventura. Até lá vou-me deliciando a olhar para elas e vê-las crescer :) Se me dissessem há uns anos que hoje estaria a fazer isto, eu não acreditaria!

Para veres como estava ante, clica aqui.

sábado, 11 de julho de 2009

Chaves

Com a auto-estrada, Chaves ficou mais perto de tudo! É uma cidade muito bonita. No centro pode visitar-se as ruínas romanas, as termas (não aconselho a ficar só pela visita, já que uma massagem ou uma sauna vêm sempre a calhar...) e o Castelo rodeado de lindos jardins, igrejas e ainda um museu.

Castelo de Chaves
As águas termais
Pedra Bolideira
Se quiserem ver uma pedra com várias toneladas a mexer, devem lá ir!
Um almoço à maneira!
Um passeio no rio

E não esquecer de provar os pasteis (salgados) de Chaves. São deliciosos!

Mais um...

...bichinho! Desta vez uma libélula :)

quinta-feira, 9 de julho de 2009

A minha prendinha

Hoje recebi uma coisinha linda que actualmente me fascina, uma orquídea!!! E é linda, linda, linda! Obrigada R., adorei! Sabes sempre o que me faz feliz...

Quem me conhece sabe que não gosto especialmente do meu dia de aniversário, não pela questão da idade (ainda sou nova para tal), mas porque é suposto ser um dia especial, com direito a ser o centro das atenções e não sei mais o quê...

Para mim o ideal era que ninguém se lembrasse e me deixassem sossegada, mas ainda hoje me fizeram o que mais temo nestes dias... Por momentos ausentei-me da reunião, e quando entro assim à socapa, para ninguém se aperceber que tinha saído a meio dos trabalhos, uniram-se 30 e tal colegas de trabalho e do nada começaram a cantar os parabéns.

No fim ainda me ofereceram um ramo de rosas. Ai! Durante muitos anos evitava a todo o custo que me cantassem os parabéns... Festa de aniversario então... Deus me livre! Agora não sou tão extremista, mas para mim um dia de aniversário ideal continua a ser um dia normal de trabalho ou de preferência de férias, mas sem grandes alaridos. Será que alguém me entende?!

É claro que em criança adorava os presentes e as festas... [Para não pensarem que é um trauma de infância]
Para quem leu os livros da Stefany Meyer,
identifico-me em alguns aspectos com a Bella.
Porque será?

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Manual de instruções

Hoje, ao montar um objecto tive de recorrer ao manual de instruções para ver os procedimentos e deparo-me com isto:

Logo seguido disto:

Nada de má disposição, ok? Caso contrário acontece isto:

Muito fixe!

:)

terça-feira, 7 de julho de 2009

Dia 5 - Surpresa

Cá estão as plantinhas a dar o ar da sua graça...
Alface

Rúcula


Era suposto a rúcula tem despontado primeiro que a alface, mas está mais tímida. Acho que vou aumentar ligeiramente a quantidade de rega. De manhã o solo está sempre seco.

Sobre o post de ontem

Como não fiquei colocada nos concursos de ontem, só me resta concorrer a vagas de contratação para o próximo ano lectivo (e fazer o mesmo todos os anos), mas o que me mete confusão é o governo divulgar não sei quantas vagas para contratados que poderíam ser libertadas para o concurso de ontem (concurso interno - para entrar nos quadros) já que são mesmo necessárias...

O pior de tudo foi quando descobri que os concursos decorrerão de 20 a 24 de Julho... Porquê? Não é que calha na semana em que estou em Cabo Verde?! Que seca... Só mesmo a mim.

Depois só me resta esperar até finais de Agosto para saber se fiquei ou não com um lugarzinho para mim. A alternativa é ir para a fila do fundo de desemprego.

Para terminar em beleza multipliquem o stress por 2. O R. também é professor!!!
E esqueci-me de dizer que à nossa frente existem dezenas de professores dos quadros sem escola, o que não deixa de ser estranho... :(

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Revolta

Já saíram os resultados do concurso dos professores e não fiquei colocada. Mas, não é isso que me revolta, até porque já sabia que ia ser difícil e que não ficar era o mais provável...
O que mais me chateia é serem anunciadas pelo governo quase 30 000 vagas para lugares nos quadros e não ter saído uma única para os contratados, ou seja, apenas houve mobilidade entre os professores que já tinham lugar garantido, mas que agora ficarão mais perto de casa.
Enfim... No coments.
PS- Não seria suposto os nossos sindicatos já terem chegado a esta conclusão e falarem disso nos meios de comunicação social?!
Ah, já sei, está a dar o Cristiano Ronaldo em TODOS os canais...

domingo, 5 de julho de 2009

Bolo de mel e canela - Dia Castanho

Cá estou eu, pela primeira vez a participar num passatempo culinário - Dia Castanho/Brown Day. Não deixem de visitar o Delícias e Talentos e Chá, Canela e Chocolate, da querida Mary.

Este é um bolinho que fica com aspecto rústico e muito saboroso. Desta vez decidi colocar-lhe um pouco de maçã, o que também fica muito bom... Mas, normalmente faço num tabuleiro baixo e largo, corto aos cubinhos e sirvo com uma bola de gelado ou com nozes caramelizadas. Além disso é facílimo de fazer.
Ingredientes:

500g de açúcar amarelo (eu ponho sempre menos + ou - 400g)
1 colher de sopa de mel
1 colher de sopa de canela
3 ovos
1 colher de sopa de margarina derretida
1 colher de sobremesa de fermento
3 dl de leite
250 g de farinha

Confecção:

Numa tigela, bater todos os ingredientes de forma a obter uma massa homogénea. Deitar num tabuleiro untado com margarina e polvilhe com açúcar. Por cima da massa colocar a maçã previamente cortada. Leve ao forno quente durante cerca de 20 minutos.

Vê também...

Related Posts with Thumbnails