domingo, 11 de outubro de 2009

Black day - Tarte de azeitona

Mais uma vez estou eu a participar no Dia Preto do Delícias e Talentos.

Esta tarte já estava para experimentar há algum tempo e resolvi adaptar de forma a ter a cor em causa.


Massa:
- 1 chávena de chá de óleo
- 3 chávenas de chá de leite
- 2 ovos
- 2 colheres de chá de sal
- 1 chávena e meia de farinha de milho
- 1 chávena e meia de farinha de trigo
- 2 colheres de sopa de fermento

Colocar tudo no liquidificador até ficar com uma massa cremosa e homogénea.
Recheio:
- 300 g de fiambre cortado aos cubos
- 100 g de chourição às rodelas
- 2 tomates sem pele e sem sementes
- queijo ralado qb
- azeitonas pretas descaroçadas

Cortar os tomates aos cubos temperando com azeite e oregãos. Colocar metade da massa numa forma previmente untada e cobrir com o fiambre, o chourição, parte das azeitonas (reservar algumas para a cobertura), o queijo e os tomates. Colocar o resto da massa e levar ao forno previamente aquecido a 180ºC. Passados 30 minutos, colocar as azeitonas por cima com um pouco de queijo e levar ao forno mais 10 minutos apenas com calor por baixo.





Por ser feita no liquidificador torna-se muito fácil de fazer! A minha ficou um pouco salgada pelo que aconselho a cortarem no sal da massa ou a não usar queijo no recheio da massa já que o chourição já é suficientemente salgado...
Bom apetite!

18 comentários:

Mary disse...

Sara, esta fatia está divinal!
Aquele recheio cremoso deixou-me a babar...
É uma tarte original, gulosa, bonita, e levo a receitinha comigo! 5 estrelas*****
Happy Black Day!:)

Abelha Maia disse...

Parabens, gostei muito e uma delicia.
bjsss

Me disse...

Mesmo depois de almoçar o meu belo polvo à lagareiro com batatas com rosmaninho... as imagens desta tarte deixam umas cócegas na boca...

Alcina disse...

Ena que bela sugestão, adoro azeitonas e nunca as inclui nas minhas tartes :-)

Gina disse...

Sara,a azeitona preta andou reinando nesse Dia Preto. Aliás, gosto muito mais da azeitona preta do que da verde. Seu prato tem jeito de estar muito bom.
Bjs.

Sushibaby disse...

Que fatia mais apetitosa, fiquei a babar.
Beijinhos

Paladares de Festa disse...

Gostei muito desta receita, já ia uma fatia agorinha mesmo ;)

Parabéns e beijoquinhas
Sónia

micas disse...

Que bonita! Deve ser muito boa, deliciosa mesmo, parabens.
Beijinhos linda

R.correia disse...

adorei esta tarte e já comia um pedaço...parabens pela participação

Puzz disse...

que bom aspeto! tenho de experimentar....

Moira disse...

Ficou uma maravilha, super apetitoso.
Bjs
Moira

Olhos Dourados disse...

Humm, já estou a salivar!

Mamã Catarina disse...

Eu desta vez não fiz nada para o desafio, andei mesmo sem inspiração! Em contrapartida a tua perticipação foi excelente! Não aprecio tartes salgadas, mas gosto muito de azeitonas de qualquer maneira :)

Beijinhos e boa semana!!

Cláudia M. disse...

A julgar pelo que se vê nas fotos, deve ser uma autêntica delícia. Vou tomar nota da receita.
bjs

TiTó disse...

Muito bom :)

Parabéns pela participação :)

BEijocas

Cláudia M. disse...

Olá Sara. Venho dizer que usei esta tua receita numa tarte que fiz e já postei... mudei alguns ingredientes, mas ficou óptima! a massa é uma maravilha, gostei muito. Obrigada! :)

bjs

a Trofa tem cozinheira disse...

UAU!! QUE BOA!!!

Cenourita disse...

Adorei a tua tarte!
A massa já copiei a receita para experimentar... nunca me tinha passado pela cabeça fazer a massa no liquidificador.

Parabéns!

Beijocas***

Vê também...

Related Posts with Thumbnails